A Villa Alvor acaba de lançar a nova gama Reserva, composta, numa primeira fase, por duas referências, um vinho branco e um rosé, que espelham a essência, riqueza e história do Algarve. “Com uma identidade visual inspirada nos fascinantes labirintos romanos, a nossa gama Reserva apresenta vinhos que revelam a complexidade, a riqueza e a história do Algarve em cada garrafa. Tal como um labirinto, cada vinho é uma descoberta única, onde camadas se entrelaçam e se desvendam a cada momento”, explica Filipa Albergaria, brand manager da marca Villa Alvor.

Os vinhos Villa Alvor Reserva branco e Villa Alvor Reserva rosé, com foco no canal off trade, complementam o portfolio da marca, reforçando a sua aposta em vinhos de perfil gastronómico, numa região vitivinícola em ascensão. “Os vinhos desta nova gama Reserva, com as suas notas e aromas, convidam à descoberta de uma região onde o passado e o presente se encontram, proporcionando uma experiência sensorial autêntica”, salienta Filipa Albergaria.

O Villa Alvor Reserva branco 2024, um blend de Verdelho (85%) e Sauvignon Blanc (15%) apresenta um perfil fresco e aromático. De cor verde-limão pálido, apresenta aromas florais e de fruta tropical subtil, combinados com leves notas de tosta. No paladar, destaca se pela estrutura elegante e final fresco e persistente. É especialmente indicado para acompanhar pratos do mar, como peixe grelhado e marisco, bem como saladas frescas com salmão ou burrata.

O Villa Alvor Reserva rosé 2024, elaborado exclusivamente a partir da casta Grenache, expressa-se com uma delicadeza aromática marcada por morango e framboesa fresca, nuances cítricas e um toque floral subtil. Também aqui, parte do lote estagia em barrica com bâtonnage, realçando a untuosidade e profundidade do vinho. O resultado é um rosé límpido e brilhante, de cor rosa-clara, acidez equilibrada e um final intenso e envolvente, ideal para pratos de marisco, caldeiradas ou massas de camarão.

Desde a sua criação, em 2019, a marca Villa Alvor tem-se afirmado como uma das três marcas de referência na região do Algarve. O nome Villa (palavra de origem romana) Alvor (palavra de origem árabe) reflete a ligação entre estas duas culturas. Aninhada entre a Ria de Alvor e a Serra de Monchique, a apenas 4,5 quilómetros em linha reta da costa, Villa Alvor é um mosaico de cores. A cor da argila e calcário do solo contrastam com o verde das vinhas e o azul do mar.

Em 2019, a Aveleda adquire esta Quinta e assim nasce Villa Alvor, um projeto assente na valorização da essência algarvia. Com uma influência marítima, os vinhos produzidos nos 30 hectares de vinha destacam-se por uma frescura invulgar. Salienta-se ainda que em Villa Alvor foi criada uma charca rodeada de vegetação, o que permite satisfazer parte das necessidades hídricas e, simultaneamente, reduzir o seu impacto visual, promovendo a biodiversidade.

Desde 1870, a Aveleda desenvolve a sua atividade na Região dos Vinhos Verdes, no Douro, na Bairrada, no Algarve, contando com uma extensão de vinha de cerca de 600 hectares e 184 colaboradores. Presente em mais de 85 países, tem como principais mercados os EUA, Brasil, Canadá, Alemanha e França. Na Aveleda, a sustentabilidade está presente a vários níveis, indo mais além das práticas agrícolas sustentáveis e sendo, desde 2017, a única empresa do setor vitivinícola certificada pelo referencial Entidade Familiarmente Responsável. Em julho de 2024 conquistou a certificação B Corp, um reconhecimento mundial concedido a empresas que respeitam altos padrões de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade, e em novembro de 2024 ganhou o Referencial Nacional de Sustentabilidade, a mais importante certificação nacional no setor vitivinícola.