A Água Monchique divulgou o seu Relatório de Sustentabilidade com referência a 2024, consolidando o seu compromisso com a criação de valor ambiental, social e económico. A marca mantém-se na vanguarda do setor, tendo sido a primeira empresa portuguesa no setor das águas engarrafadas a publicar um relatório de sustentabilidade, em 2023 com referência ao ano de 2022, e agora atualizado com os progressos alcançados ao longo de 2024.
Num contexto em que a sustentabilidade deixou de ser uma opção e passou a ser um dever, a Água Monchique reafirma o seu posicionamento com base em quatro eixos de atuação: Desenvolver as Pessoas, Agir pelo Clima, Inovar para Impactar e Ser Transparente e Justo. O relatório apresenta resultados concretos e metas ambiciosas a cumprir até 2025, dos quais se destacam: medição da pegada carbónica da operação com apoio da Veolia e certificação de energia 100 por cento renovável; expansão da mobilidade sustentável, com 30 por cento da frota composta por veículos menos poluentes; lançamento de produtos disruptivos como a Monchique Natura – primeira garrafa portuguesa sem rótulo, 100 por cento reciclada e reciclável e a Monchique Can, reutilizável, reciclável e com design inovador; parcerias de referência com entidades como o The Porto Protocol, Fundação de Serralves, SDR Portugal, PortugalFoods e o projeto «The Good Bottle», pioneiro no desenvolvimento de embalagens compostáveis.
A vertente de responsabilidade social também ganha força com a campanha «Água por uma Causa», que em 2024 resultou na doação de mais de 21 mil euros à instituição Kastelo, reforçando o impacto social positivo da marca. De recordar que, no final da campanha, em maio de 2025, foram angariados 65 mil e 225 euros, valor integralmente doado a três instituições portuguesa Kastelo, Palhaços d’Opital e Acreditar.