A empreitada de construção do futuro Cemitério de Ferreiras foi alvo de deliberação camarária no dia 5 deste mês. Assim sendo, foi aprovado proceder-se ao lançamento concurso público, pelo valor de cerca de 1 milhão e 600 mil euros, com um prazo de execução de 365 dias.
A empresa responsável pelo Projeto de Arquitetura e Especialidade foi apurada no âmbito de um concurso de conceção com seis concorrentes, tendo sido premiados os três primeiros lugares, havendo lugar ainda a uma menção honrosa. O projeto agora em concurso foi ajustado, constituindo apenas uma das fases de execução do projeto total.
O Cemitério de Ferreiras vai ser construído num terreno com uma área de implantação com cerca de 21 mil e 400 metros quadrados, criteriosamente escolhido por ter boas acessibilidades, tráfego automóvel pouco intenso e estar localizado na proximidade de equipamentos sociais e religiosos, nomeadamente da Igreja de São José. Com base no programa preliminar do concurso, a solução arquitetónica deverá adaptar-se à modulação do terreno, tendo por imperativo a construção de um equipamento público de grande dignidade e nobreza, que deverá constituir um ambiente de reencontro de memórias. Os sistemas de inumação deverão possibilitar uma maior rentabilidade do espaço cemiterial, permitindo conciliar formas tradicionais de inumação com outras mais contemporâneas.