A Zona Envolvente à Casa do Sal, em Castro Marim, foi mais uma vez o palco principal das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires, que decorreram entre 12 e 17 de agosto, com uma programação que incluiu concertos, cerimónias religiosas, desporto e artesanato.

As atividades religiosas tiveram início, no primeiro dia do evento, com uma Procissão das Velas pelas ruas da vila de Castro Marim. No dia 14 de agosto abriram-se as portas da Mostra de Artesanato e o palco foi estreado com um baile popular a cargo de Zé Aníbal. Depois, as Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires acolheram o regresso da Orquestra Sérgio Peres a Castro Marim, 25 anos depois da sua última atuação na vila, bem como os Raya de Sevilha, uma referência da música espanhola, que animaram o muito público presente com a sua energia contagiante.

O Dia de Nossa Senhora dos Mártires, 15 de agosto, começou com o tradicional hastear da Bandeira Nacional no edifício dos Paços do Concelho, seguido da apresentação de um Tapete de Sal, na Praça 1.º de Maio, com a assinatura da Associação Cultural Amendoeiras em Flor. Deu-se depois o pontapé de partida da sétima edição do Torneio de Futsal em memória de Nelson Solá, no Pavilhão Municipal José Guilhermino Anacleto, em Castro Marim. As cerimónias religiosas incluíram recitação do terço e a missa solene, na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Mártires.

Após a abertura da Mostra de Artesanato aconteceu o ponto alto destas festividades, a procissão em Honra de Nossa Senhora dos Mártires, que percorreu as artérias principais de Castro Marim num momento único de fé. A música teve lugar na Zona Envolvente à Casa do Sal com a dupla Só Nós Dois e o cabeça de cartaz deste evento, o reconhecido artista português Rui Veloso, que celebrou em Castro Marim os seus 45 anos de carreira. A terminar, a música eletrónica ganhou destaque com uma Neon Night Party a cargo dos DJs Gustavo Vera e Jonny V.

No dia 16 de agosto, após a abertura da Mostra de Artesanato, subiu ao palco o grupo de dança ARUTLA, do Clube Recreativo Alturense, que demonstrou novamente o seu enorme talento em várias faixas etárias, após celebrar 25 anos em 2024. O cabeça de cartaz deste dia foi o cantor algarvio Dino d’Santiago, que proporcionou um espetáculo único, repleto de música portuguesa e origens africanas, seguido do DJ e voz da Rádio Comercial, Wilson Honrado. As festividades terminaram com o concerto de verão da Sociedade Recreativa Popular – Banda Musical Castromarinense, no dia 17 de agosto, no Revelim de Santo António.

O evento foi organizado pelo Município de Castro Marim, em parceria com a Junta de Freguesia de Castro Marim e a Paróquia de São Tiago.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Município de Castro Marim

Veja a reportagem completa em: