Os preparativos para a noite mais longa deste verão anunciam uma festa a dobrar, que acontece, em simultâneo, em Lagos e na Praia da Luz, no dia 29 de agosto. Duas festas, a mesma tradição é o mote da Festa do Banho 29 deste ano.
Em Lagos os festejos têm o epicentro no Cais da Solaria e na Praia da Batata, onde pela manhã será recriada, pelo Centro de Estudos de Lagos, a tradição do Banho 29. A animação estende-se ao Jardim da Constituição, que recebe, ao final da tarde, o Trio da Orquestra de Jazz do Algarve e DJ André Salgueiro e, à noite, o Concurso de Trajes de Banho Tradicionais «Lagos e o Banho 29» na vertente «Moda e Inovação». No palco da Solaria também haverá desfile, desta feita, pelos concorrentes do Concurso de Trajes de Banho Tradicionais «Lagos e o Banho 29» - vertente «Tradição e Comunidade», um clássico da Festa do Banho 29. Quem quiser ser protagonista da festa na componente da moda balnear, poderá inscrever-se até 29 de agosto para a vertente do concurso «Tradição e Comunidade», preenchendo o formulário online disponível em https://form.jotform.com/251834230616351 ou entregando a ficha de inscrição, presencialmente, no dia e local do evento.
O grande espetáculo da noite será protagonizado este ano pela artista Rebeca, sendo que depois do fogo de artifício e do banho de mar haverá ainda oportunidade para continuar a dançar ao som da música dos anos 80. Em Lagos a Festa do Banho 29 é organizada pela Câmara Municipal de Lagos em parceria com a ACRAL, Moto Clube de Lagos e Associação de Artesãos do Barlavento na dinamização das tasquinhas. A realização do evento implicará corte ao trânsito na Avenida dos Descobrimentos (entre o posto da BP e Bombeiros Voluntários) entre as 20h00 e a 1h30.
Na Vila da Luz, a animação decorre ao longo da Avenida dos Pescadores e no próprio areal, numa iniciativa do Clube Recreativo, Cultural e Desportivo Luzense que conta com o apoio do município. Três palcos – o Palco Rocha Negra, o Palco Tradicional e o Palco Sunset – e muitos nomes da música preenchem um cartaz eclético que promete animar o público pela noite dentro.
Nesta edição não existirá uma bolsa de estacionamento oficial do evento na Luz. No entanto, para facilitar os acessos ao local do evento, o município irá reforçar o serviço de transportes d’A ONDA, nomeadamente a gratuitidade de toda a rede a partir das 18h. A partir das 0h30, um autocarro municipal fará o circuito entre a escola Tecnopolis e a Vila da Luz (Rua Direita, na paragem junto ao Largo da Igreja), com circuito contínuo até às 2h30.