Arrancou esta terça-feira, 5 de agosto, o 29.º Festival da Sardinha que decorre, até domingo, 10 de agosto, na zona ribeirinha de Portimão. De manhã, a recriação histórica da descarga da sardinha deu o «pontapé de saída» deste Festival que bateu todos os máximos de visitas em dia de inauguração, com os pórticos do recinto oficial a registarem, entre as 18h e as 24h, 25 mil e 768 entradas. Este número não contabiliza os largos milhares de pessoas que frequentaram os restaurantes aderentes e os diversos espaços de animação espalhados por toda a zona ribeirinha da cidade.
Hoje, 6 de agosto, a animação musical continua com Almagem Quartet, da Orquestra de Jazz do Algarve, a partir das 18h, no palco Música no Jardim, Eduardo Viegas a partir das 20h30 no palco sardinha e o cabeça de cartaz do dia – Pedro Abrunhosa – a partir das 22h no palco principal. Para os mais novos, diariamente entre as 19h30 e as 23h45, junto ao edifício da Antiga Lota, o «Petinga Park» dinamiza ateliers temáticos, pintura e desenho livres e, ainda, insufláveis, com acesso e participação gratuitas. O atelier de hoje intitula-se «Moças Marafadas: Bonecas do Algarve», em homenagem aos trajes tradicionais do folclore algarvio.
Também a partir das 19h30, o Chef Luís Oliveira, do restaurante F em Portimão, dinamiza uma tiborna de sardinha no palco showcooking, numa parceria com a Confraria Gastronómica da Sardinha de Portimão. Todos os showcookings serão acompanhados de uma centena de provas gratuitas de um vinho com selo algarvio, numa apresentação a cargo da Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA). Já na área lounge, o centro urbano de Portimão é hoje, entre as 20h e as 21h, o grande protagonista do programa ao vivo «A Cidade em Conversa». Com entrada livre, e mais uma vez organizado pelo Município de Portimão, toda a programação pode ser consultada no site oficial, em https://festivaldasardinha.pt/.