Tiveram início, no dia 2 de agosto, os estágios profissionais de 17 migrantes que, no âmbito do programa Integrar para o Turismo, fizeram a formação na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (EHTA). Após 360 horas de formação técnica, o programa continua em sete unidades hoteleiras da região, com estágios remunerados que decorrem durante todo o mês de agosto.

No total, a EHTA já qualificou mais de duas dezenas de migrantes, oriundos da Índia, Venezuela, Brasil e Nepal, contribuindo ativamente para a inclusão social e profissional no setor do turismo. A iniciativa, que é parte integrante do Programa Integrar para o Turismo – uma parceria entre o Turismo de Portugal, através da Rede de Escolas de Hotelaria e Turismo, a AIMA (Agência de Integração de Migrações e Asilo) e a CTP (Confederação do Turismo de Portugal) – alia formação e qualificação, com o objetivo de criar oportunidades reais de futuro para migrantes e beneficiários de proteção internacional que escolheram Portugal como país de acolhimento.

No caso da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, estes migrantes, a frequentar o curso de Cozinha/Pastelaria, têm desenvolvido as suas competências através de uma aprendizagem técnica, centrada no domínio prático, e em simultâneo têm expandido a sua formação sociocultural, através da aprendizagem da língua e cultura portuguesas e da aquisição de novas soft skills adaptadas à realidade do nosso país. “Este programa tem sido muito especial para todos nós, tanto para formandos como para formadores, pois é uma ferramenta poderosa de transformação social, que oferece oportunidades concretas a quem escolheu Portugal como a sua nova casa. Ao capacitarmos estes formandos, estamos também a enriquecer o setor do turismo com diversidade, talento e histórias de vida. A dedicação, o empenho e a vontade de aprender que têm demonstrado são inspiradores e mostram-nos o verdadeiro significado da resiliência e da superação”, declara a diretora da EHTA, Paula Vicente.

Depois do estágio concluído, os novos profissionais do setor do turismo estarão aptos para a imediata integração no mercado de trabalho.