De 2 a 5 de outubro, todos os caminhos vão dar a Sagres, onde o maior evento dedicado à natureza e às aves em Portugal – o Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza – volta a celebrar o espetáculo da migração outonal. Centenas de aves marinhas deslizam sobre as ondas, águias e cegonhas dançam no céu, e pequenos migradores fazem paragem nas falésias, árvores e arbustos antes da grande viagem para África. No centro de toda esta vida e energia, o melro-azul será a estrela que vai conquistar corações.
O Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza volta para a sua 16.ª edição com quatro dias repletos de experiências únicas. Prepare-se para embarcar em saídas de observação de aves em terra e no mar, caminhar por trilhos secretos, participar em palestras inspiradoras e viver aventuras pensadas para todas as idades. É a oportunidade perfeita para descobrir que o Algarve é muito mais do que praias — é também um santuário vibrante de biodiversidade.
Este ano, a cabeça-de-cartaz do festival é o melro-azul (Monticola solitarius): elegante, misterioso e com um canto inconfundível. Sagres é o melhor local do Algarve para observar esta ave que habita as escarpas e zonas rochosas, onde o brilho azul-acinzentado do macho se destaca na paisagem.
O programa preliminar e as inscrições estarão disponíveis a partir de 2 de setembro às 9h em www.birdwatchingsagres.com. Organizado pela Câmara Municipal de Vila do Bispo, em parceria com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a Associação Almargem, o Festival promete uma celebração inesquecível da natureza, para miúdos e graúdos.