A cidade de Faro volta a acolher, de 6 a 9 de novembro, o MOMI – Festival Internacional de Teatro Físico – Algarve, evento que se tem vindo a afirmar como um dos mais relevantes palcos para a criação contemporânea em Portugal. A terceira edição traz ao Algarve nomes de referência como Maguy Marin, Leïla Ka, Mimo Tuga e Peripécia Teatro, entre outros criadores nacionais e internacionais.
No dia 9 de novembro, Maguy Marin apresenta May B, peça icónica da dança contemporânea inspirada na obra de Samuel Beckett, com mais de 40 anos de circulação internacional e considerada uma obra-prima pela crítica. O espetáculo sobe ao palco do Teatro das Figuras.
Outro dos pontos altos será Maldonne, de Leïla Ka, a nova estrela da coreografia francesa, com estreia absoluta em Portugal, também no Teatro das Figuras, a 7 de novembro. A performance coreográfica, intensa e repleta de simbolismo, convoca questões de género e liberdade através de um universo físico e poético.
Já Ibéria, da premiada companhia transfronteiriça Peripécia Teatro, marca presença no Teatro Lethes com uma comédia irreverente sobre as relações luso-espanholas, celebrando os 20 anos da companhia com uma criação plena de música, ironia e memória. O chileno Mimo Tuga, aclamado internacionalmente e vencedor do Prémio do Público no MOMI 2023, regressa, com a estreia em Portugal de «¿Y Ahora Qué?», um espetáculo de rua que combina humor, crítica social e forte presença visual, apresentado em espaços emblemáticos da cidade de Faro.
O MOMI PASS já está à venda e permite acesso integral à programação, com vantagens nos workshops e t-shirt oficial. Os espetáculos decorrem em diversos espaços de Faro, com sessões em sala e ao ar livre.
Organizado pelo JAT – Janela Aberta Teatro, o MOMI afirma-se como um festival onde o corpo é motor de reflexão e encontro, juntando diferentes linguagens da dança ao circo contemporâneo, do mimo ao teatro físico – num diálogo plural e atual.