A partir do mês de setembro já será possível viajar, no Algarve, com um único título de transporte rodoviário. A medida foi aprovada pelos presidentes de câmara na reunião, que decorreu este mês, do Conselho Intermunicipal da AMAL e avança no contexto do financiamento possível através do Programa de Incentivo ao Transporte Público Coletivos de Passageiros (Incentiva +TP).
O Passe Algarve terá um preço de venda ao público de 40 euros mensais, válido para todas as carreiras de todas as linhas da rede VAMUS (independentemente da linha que se utilize, dos quilómetros percorridos em cada viagem e fazendo os transbordos necessários), à exceção do Serviço AeroBus. Os passes já existentes, e que têm um preço inferior a 40 euros, irão manter o preço que tem vindo a ser praticado desde 2022, de modo a não prejudicar os passageiros que efetivamente não necessitam de um passe para toda a região. Será igualmente mantida a atribuição dos passes gratuitos, já em vigor, para todos os jovens.
A necessidade de facilitar a vida aos utentes tornando, gradualmente, o serviço de transportes público rodoviário mais moderno, mais económico, mais cómodo e mais adequado às necessidades efetivas de deslocação das pessoas pelo território do Algarve, e ainda proporcionar um preço atrativo que estimule a utilização do transporte público em detrimento do transporte individual, foram algumas das razões pela qual a AMAL, enquanto Autoridade de Transportes nesta área e a VAMUS decidiram avançar com este novo título.
Prevê-se que a disponibilização do novo passe para compra ocorra já a partir do dia 26 de agosto. Para mais informações os interessados deverão contactar a VAMUS (nas bilheteiras, através do Tel: 300 074 830 – chamada para a rede fixa nacional ou através do e-mail clientes@vamusalgarve.pt).