A zona ribeirinha de Portimão foi palco, de 5 a 10 de agosto, do 29.º Festival da Sardinha, com a sardinha assada no prato e no pão a voltar a ser assegurada pelas associações locais Boa Esperança Atlético Clube Portimonense, Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha, Clube União Portimonense, GEJUPCE – Gil Eanes Juventude Portimonense Clube e Grupo Desportivo e Recreativo Alvorense. Aos visitantes que procuravam alternativas à sardinha assada, estas coletividades e a zona de expositores garantiram ainda vários menus e propostas, não faltando os petiscos, os doces e o melhor que o artesanato e o sector agroalimentar regionais têm para oferecer. Fora do recinto oficial, a sardinha assada podia ainda ser apreciada em seis restaurantes parceiros na zona ribeirinha, como a Dona Barca, o Forte e Feio, o Retiro do Peixe Assado, Peixarada, Ú Venâncio e Zizá.

O festival voltou a contar com uma programação variada de showcookings com chefs convidados, em parceria com a Confraria Gastronómica da Sardinha de Portimão, apresentando pratos alternativos à tradicional sardinhada, mas sempre com a sardinha como ingrediente principal. E aquele que foi considerado o melhor festival gastronómico de verão na Europa, em 2022, pela Big 7 Travel, que foi finalista dos Prémios AHRESP em 2023, e é detentor do prémio de Excelência Autárquica 2025 no âmbito do III Congresso da Cidade Social (na categoria «Cultura») destacou-se novamente pela animação musical nos três palcos: «Música no Jardim», «Palco Sardinha» e «Palco Principal».

Diariamente o «Música no Jardim», no Jardim 1.º de dezembro, em frente ao TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, proporcionou um final de tarde descontraído em bom ambiente ao som de Vozes do Glória, Almargem Quartet da Orquestra de Jazz do Algarve, Coro da Aldeia, Inception Jazz Trio da Orquestra de Jazz do Algarve, Associação de Guitarras do Algarve e Quarteto Ricardo Pires, da Orquestra de Jazz do Algarve (dia 10). O «Palco Sardinha» contou com Madraça, Eduardo Viegas, José Francisco, Cranky Geeks, SAIA e Afonso Silva. Os maiores atrativos estavam reservados, porém para o Palco Principal, por onde passaram Rui Veloso, Pedro Abrunhosa, Diogo Piçarra, Nena, Para Sempre Marco e Resistência.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina, Ricardo Coelho e Teresa Coelho

Veja a reportagem completa em: