A pensar na melhoria da sustentabilidade ambiental, O Município de Tavira instalou, recentemente, 15 oleões para a recolha de óleo alimentar usado (OAU), em diversos pontos do concelho.
Os oleões estão munidos de um sistema de sensorização que permite a monitorização, em tempo real, do estado de enchimento do equipamento, assim como a contabilização do número de depósitos, que permite a otimização das recolhas e a eficiência logística e contribui para a redução global da emissão de CO2 inerente a todo este processo. Os munícipes podem participar ativamente neste processo, instalando a aplicação Carbon Foote, disponível para android e IOS, que permite acesso à informação relativa à quantidade de OAU, à localização dos oleões e quais os que estão ainda disponíveis para depósito. Podem, ainda, aceder a campanhas de incentivo às boas práticas de reciclagem, entre outras funcionalidades.
Entre os principais benefícios da separação destes resíduos domésticos destacam-se a redução da poluição da água e do solo, a produção de biocombustíveis e a criação de novos produtos, como sabão e velas, potenciando a economia circular. Os oleões estão localizados no Largo do Mercado de Santa Catarina da Fonte do Bispo, na Rua da Igreja de Santo Estevão, na Rua da Liberdade de Luz de Tavira, na Rua José do Nascimento Menau de Santa Luzia, na Rua Guilherme Camacho de Conceição de Tavira, na Rua Ormerindo Sousa Bagarrão em Cabanas de Tavira e, em Tavira, na Rua Maria Piedade Vaz Baganha, Rua Francisco Sá Carneiro, Rua da Comunidade Lusíada, Rua Comandante Henrique de Brito, Rua António Pinheiro, Rua do Óculo, Rua Professor Dr. António Herculano Chaves, Rua Dr. Jorge Bráz e Rua Brigadeiro António Pedro de Brito
O Município de Tavira deixa a recomendação que para a utilização destes oleões e a correta reciclagem deste resíduo, deverão ser garantidos alguns procedimentos, nomeadamente: deixar arrefecer o azeite ou óleo alimentar doméstico e vertê-lo numa garrafa de plástico limpa. Quando cheia, esta deverá ser, devidamente, fechada (por forma a não verter) e depositada no oleão. O cumprimento deste procedimento é importante, atendendo a que não deverão ser derramados resíduos no coletor, nem depositados quaisquer outros tipos de resíduos como margarida, manteiga, óleo de motor e óleo lubrificante.