Até dia 25 de novembro, a Águas do Algarve e o Município de Loulé convidam todos a visitarem a exposição «A Água e o Mar Para Mim», patente no Pavilhão Multiusos 25 de Abril, em Almancil. Reconhecido com o Prémio Essência do Ambiente 2025 na categoria – Responsabilidade Social e Ambiental –, este projeto inclui Arte, Sustentabilidade, Inclusão e Sensibilização através da Arte.

Incluindo os trabalhos vencedores desta que é a terceira edição do premiado projeto, os visitantes poderão encontrar trabalhos louletanos como: «A Epopeia da Exposição» efetuado pela ASMAL – Associação de Saúde Mental do Algarve – Almancil; o trabalho «O que não acaba no lixo, acaba no mar» da Associação Pró-Beneficiência e Progresso de Alte ou o trabalho «O nosso planeta é azul, não o pinte de preto da UNIR – Associação dos Doentes Mentais, Famílias e Amigos do Algarve – Loulé, assim como cerca de outros 40 impactantes peças artísticas de IPSS de diversos pontos do Algarve e Baixo Alentejo. As obras refletem a importância da água e do mar na vida, na cultura e na imaginação de diferentes artistas utentes de cada IPSS e é uma oportunidade para o público explorar emoções, memórias e perceções relacionadas a estes temas tão universais e ao mesmo tempo tão pessoais.

Organizado pela Águas do Algarve, o concurso convida instituições sem fins lucrativos que trabalham com idosos, crianças e pessoas com deficiência a criar obras de arte originais, utilizando chapéus de chuva como base. O tema central é a Água e o Mar, tendo como objetivo principal sensibilizar a sociedade para os desafios ambientais e a importância da preservação dos recursos hídricos. Ao promover a participação destas comunidades, a Águas do Algarve reforça o seu compromisso com a inclusão social, dando visibilidade a grupos frequentemente sub-representados e envolvendo-os numa causa comum que é vital para todos: a proteção da água e do ambiente.