Albufeira é o sexto município da região a integrar a Associação Turismo do Algarve (ATA), após a deliberação do passado dia 31 de julho.

A ATA é uma agência regional de promoção turística, sem fins lucrativos, e é a única reconhecida pelo Turismo de Portugal encarregue da divulgação turística do Algarve e dos seus produtos regionais. A entidade atua em todas as vertentes da promoção, através do estudo, preparação e desenvolvimento de ações específicas nos mercados externos, com vista à definição de políticas, objetivos e estratégias fundamentais para o desenvolvimento da região.

De acordo com o regulamento, a associação passa a ser responsável por contribuir ativamente para a melhoria do produto turístico, para o aumento da qualificação dos fluxos turísticos e para a eficácia das ações a desenvolver no âmbito da promoção turística. Além disso, deve auxiliar na promoção externa com recomendações e divulgação, criar programas, projetos ou ações promocionais, bem como informar acerca de estudos e dos resultados estatísticos relevantes para o concelho. “É um momento de grande satisfação para o Município, que só tem a ganhar com esta adesão”, entende o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, que revela, ainda, que “este passo reforça a visibilidade de Albufeira nos mercados internacionais e permite desenvolver parcerias estratégicas que potenciam a diversidade da nossa oferta turística”.

Recorde-se que, até julho deste ano, Albufeira foi o segundo destino turístico mais procurado do país, depois de Lisboa, registando mais de 4 milhões de dormidas.