O Banco Alimentar do Algarve vai realizar a cerimónia de entrega da primeira edição do Prémio Ida Martins, cujas candidaturas decorreram entre 15 de abril a 31 de maio. O evento acontece no dia 29 de setembro, às 17h, na sede da Região de Turismo do Algarve, em Faro, numa cerimónia que será presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, na qualidade de Presidente do Júri. “Esta é uma homenagem a projetos que combatem o desperdício alimentar e promovem uma região mais justa e sustentável”, indica o Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve.
O prémio Ida Martins tem o valor de cinco mil euros e a entidade premiada deve comprometer-se a colaborar com o Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve, através da participação em ações de sensibilização e outras, que promovam a redução das perdas e do desperdício alimentar na região. O prémio a atribuir conta com o apoio da Autarquia de Faro e de empresas patrocinadoras Metalofarense e Rolear, e será concedido à pessoa coletiva da região do Algarve, de cariz privado do setor social, que receba a maioria dos votos emitidos pelos membros do júri.
São membros do júri, para lá do Presidente da autarquia farense, o Presidente da RTA, André Gomes, o Presidente do Banco Alimentar Contra Dome do Algarve, Nuno Cabrita Alves, o Presidente do Conselho Superior do Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve, Paulo Chaves, em representação do Wolf Valley Charity Found, bem como os representantes das empresas patrocinadoras e o representante da família de Ida Martins. Será também anunciado o calendário da segunda edição, a realizar-se no ano de 2026.