«Carmina Burana – Ballet» foi o último dos cinco espetáculos realizados no âmbito do programa «As Outras Noites de Albufeira», que surgiu este ano como uma nova aposta do Município, em conjunto com a Associação Arte do Sul, sob a direção do Maestro Armando Mota, com o objetivo de enriquecer a oferta cultural disponível na cidade. Teve lugar, no dia 10 de setembro, na Marina de Albufeira, perante uma numerosa moldura humana que não escondeu o seu contentamento no final do espetáculo.
«Carmina Burana», ou «Canções de Beuern» (uma das regiões da Baviera, Alemanha) é o título em latim de um manuscrito de 254 poemas e textos dramáticos, datados, na sua maioria, dos séculos XI e XII e alguns do século XIII. São peças, em geral, irreverentes e satíricas. Em 1936, o compositor Carl Orff musicou 24 desses poemas, obtendo grande êxito, especialmente com a peça «Oh Fortuna», que se tornou num clássico depois de ter sido ouvida em filmes, sendo, possivelmente, a peça clássica mais ouvida desde a sua gravação em meados do século XX.
Neste espetáculo concebido para Albufeira, a dança aliou-se à música e à poesia, pelas mãos da Vortice Dance Company em colaboração com a Opera and Ballet of North Macedonia, com coreografia e direção artística de Cláudia Martins e Rafael Carriço.
Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina
Veja a reportagem completa em: