Em mais uma sessão da rubrica «Livros Abertos», o professor da Escola EB 1/JI Hortas de Santo António, Daniel Geraldo, vai estar na Biblioteca Municipal de Loulé para apresentar duas obras infantojuvenis que abordam a temática da integração no meio escolar: «O Desassossego de Eleonora» e «As mãos do Afonso». A iniciativa acontece no dia 25 de setembro, pelas 18h.

«O Desassossego de Eleonora» é uma tocante história sobre o primeiro dia de aulas de Eleonora, uma jovem que enfrenta uma tempestade de emoções, ansiedade e inquietações. Com os seus pais igualmente ansiosos, Eleonora luta para encontrar tranquilidade no meio do turbilhão interno que o novo ambiente escolar provoca. A narrativa explora o medo e a incerteza que acompanham o início de uma nova etapa e a jornada emocional da protagonista em busca de paz e confiança. Será que, no final do dia, Eleonora conseguirá encontrar o sossego que tanto deseja?

Um livro encantador sobre o primeiro dia de escola, os medos infantis e a descoberta da amizade. Uma história sensível e inclusiva sobre empatia, diversidade e o poder da comunicação. Ideal para crianças, famílias e educadores e que inclui temas como primeiros dias na escola, emoções, surdez e Língua Gestual Portuguesa.


No livro «As mãos do Afonso», a mudança gere sempre uma grande incerteza. Os pais do Afonso tiveram de mudar de trabalho e de cidade, consequentemente, o Afonso teve de mudar de escola. Esta mudança é o desabrochar de muitas inseguranças e receios no Afonso, pois considera que os seus colegas não o vão compreender e não conseguirão comunicar com ele. Na verdade, o Afonso tem uma forma de comunicação diferente e isso causa muita estranheza por parte dos outros e a ele causa-lhe suores frios de angústia e até medo. Será que a adaptação a uma nova escola vai correr bem? Será que os seus colegas o compreenderão?