A Delegação Regional Sul da Ordem dos Psicólogos Portugueses celebrou, no dia 18 de setembro, o Dia Nacional do Psicólogo com uma sessão realizada na Biblioteca Municipal de Albufeira. A data, tradicionalmente assinalada a 4 de setembro, foi este ano adiada em sinal de respeito pelas vítimas do acidente no Elevador da Glória, em Lisboa.

O encontro foi dinamizado pelo Presidente da Direção Regional Sul da OPP, Miguel Coutinho, e reuniu 28 psicólogos da região, contando ainda com a intervenção das psicólogas Sara Basto, Rita Guapo, Ana Esmael e Raquel Melo Medeiros. A Saúde Sexual e Reprodutiva foi um dos tópicos em destaque, tendo sido abordada de forma integrada as várias áreas de intervenção – desde o trabalho comunitário até à intervenção escolar –, os desafios socioculturais que persistem, as diferentes abordagens clínicas e educativas e as perspetivas de futuro para esta área essencial da saúde pública. Debateram-se ainda outros temas como o acompanhamento de grávidas e a saúde perinatal, prevenção e intervenção em infeções sexualmente transmissíveis e promoção de relações interpessoais saudáveis), que são fundamentais para o bem-estar psicológico individual e coletivo e que assumem hoje particular relevância num contexto em que persistem fatores como desinformação, mitos sobre educação sexual, violência sexual, discriminação de pessoas LGBTQIA+ e tabus que dificultam uma abordagem aberta e baseada na evidência científica.

A sessão teve início com a exibição do vídeo «Autocuidado dos Psicólogos a Sul», no qual profissionais da região partilham a forma como cuidam de si no dia-a-dia, reforçando a importância de olhar para a saúde mental de quem cuida dos outros. “O Dia Nacional do Psicólogo é uma oportunidade para refletir sobre o papel da Psicologia no combate à desinformação e na promoção da saúde pública, num tempo em que precisamos de respostas fundamentadas e integradas para problemas tão prementes como as infeções sexualmente transmissíveis ou a violência de género. Estes momentos de encontro são essenciais para reforçar o papel dos psicólogos e para projetar o futuro da profissão na região Sul”, afirmou o Presidente da DRS, Miguel Coutinho.

A preocupação com estas questões é sustentada por dados recentes que indicam que entre 2013 e 2023 Portugal registou um aumento de cerca de onze vezes no número de novos casos de infeções sexualmente transmissíveis entre jovens dos 14 aos 24 anos – um sinal claro da necessidade de reforçar a literacia em saúde sexual, desmistificar preconceitos e promover comportamentos de prevenção. Ao longo da sessão cada oradora teve a oportunidade de partilhar a sua experiência profissional e visão pessoal sobre os desafios e oportunidades nestas áreas, incentivando a participação ativa do público. Este formato contribuiu para estreitar laços entre os psicólogos da região, fomentar o debate de ideias e reforçar a colaboração profissional.