A área da educação é um dos grandes pilares no concelho de Castro Marim, porque investir na educação é investir no futuro. Por isso, ao longo dos últimos anos, muitas foram as iniciativas lançadas para promover uma melhor educação às crianças, tendo o Município de Castro Marim vindo a ser reconhecido pelo seu trabalho ao longo do tempo. “Pretende-se garantir uma educação inclusiva e de excelência em Castro Marim, suportada numa rede educativa de qualidade que responda às necessidades locais e globais, tanto no presente como no futuro e numa estreita articulação e proximidade com as estruturas e comunidade educativa locais e com os territórios limítrofes, assegurando o desenvolvimento integral de cada indivíduo e a valorização do corpo docente e não docente, alcançando um território mais coeso alicerçado em melhores condições de mobilidade, de captação e retenção de população e nos elementos identitários e distintivos locais”, defendem os responsáveis autárquicos.
A rede educativa de Castro Marim compreende um total de oito estabelecimentos de educação e ensino, que oferecem valências desde a Educação Pré-Escolar até ao 3.º Ciclo do Ensino Básico, tanto através da oferta dos cursos gerais, como do Programa Integrado de Educação e Formação. Destes, quatro integram a rede pública concelhia em Castro Marim, Altura e Odeleite, sendo que os restantes quatro integram a rede privada dependente do Estado, designando-se como Instituições Particulares de Solidariedade Social.
Ao longo dos últimos anos tem-se assistido a uma diminuição expressiva da taxa de abandono escolar no concelho, de 9,3 por cent0 (em 1991), para 1,1 por cent0 (em 2011), demonstrando uma posição mais favorável em comparação com os valores registados pelas unidades territoriais supramunicipais de referência (1,7 por cent0 no país e 2,1 por cent0 na região e sub-região do Algarve, em 2011). Existe uma tendência de crescimento do número total de inscritos no concelho, registando, em 2022/23, 785 inscritos, mais 14,9 por cent0 do que o assinalado no ano letivo de 2015/16, onde se registou a maior descida, e mais 7,5 por cent0 face ao ano letivo de 2012/13. As escolas localizadas nas freguesias de Altura e de Castro Marim têm uma elevada capacidade de captação de inscritos residentes em outros concelhos, como Vila Real de Santo António.
(...)
Texto: Daniel Pina | Fotografia: Município de Castro Marim
Leia a reportagem completa em: