O Encontro dos Povos Migrantes é um excelente exemplo da celebração da diversidade e interculturalidade e regressa a Loulé, no próximo domingo, 28 de setembro, para a sua 25.ª edição. Com a representação de 24 países, este ano o evento decorrerá subordinado ao tema «Peregrinos da Esperança».
A partir das 10h30, no Santuário da Nossa Senhora da Piedade (Mãe Soberana), tem lugar o acolhimento, desfile e entronização das bandeiras dos diferentes países representados. A Eucaristia presidida pelo Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, será celebrada a partir das 11h. O momento contará este ano, e pela primeira vez, com um representante internacional da imigração. O almoço-convívio decorre a partir das 13h, no Salão de Festas de Loulé, com diversos sabores gastronómicos partilhados pelos participantes. No palco haverá muita dança, música e outros momentos culturais com a participação de grupos dos diferentes países.
O Encontro dos Povos Migrantes é uma iniciativa organizada por representantes das comunidades de imigrantes no Algarve, como a Associação Esperança e Paz, a DOINA ou a APALGAR, com o apoio da Diocese do Algarve e Câmara Municipal de Loulé. Loulé é um concelho marcado pela numerosa população migrante, com destaque para os cabo-verdianos, brasileiros, ucranianos, britânicos ou venezuelanos, pelo que este evento é um momento relevante de partilha e diálogo intercultural.