De 4 a 7 de setembro, a cidade de Tavira transformou-se numa grande festa mediterrânica, onde cada rua convidava à descoberta, cada praça acolhia um concerto, cada banca partilhava um saber e cada prato contava uma história. A Feira da Dieta Mediterrânica foi um convite para se celebrar, em família, com amigos ou em comunidade, um estilo de vida que une povos, gerações e culturas.

O evento de referência regional, nacional e internacional comemora o património cultural imaterial da humanidade, reconhecido pela UNESCO, e resulta de vários meses de preparação coordenada pelo Município de Tavira, em estreita colaboração com uma Comissão Organizadora que integra diversas entidades regionais, públicas e privadas, cuja missão comum é valorizar, promover e salvaguardar a Dieta Mediterrânica como património vivo. Enquanto comunidade representativa de Portugal na inscrição da Dieta Mediterrânica na lista do património imaterial da UNESCO, Tavira reafirma com este evento o seu compromisso com a preservação, dinamização e transmissão deste modo de vida ancestral, profundamente enraizado nas culturas mediterrânicas.

Mais do que um regime alimentar, a Dieta Mediterrânica representa um estilo de vida equilibrado e sustentável que valoriza a alimentação saudável, a sazonalidade, a convivência social, os modos de produção tradicionais, a transmissão intergeracional de saberes e o respeito pela natureza. É também um modelo inspirador para enfrentar os desafios da atualidade, promovendo saúde, coesão social e sustentabilidade ambiental, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Com uma programação rica e diversificada, o evento reúne países mediterrânicos, instituições regionais e nacionais, assim como dezenas de entidades do território. Estiveram presentes mais de 150 stands dedicados ao artesanato, produtos agroalimentares e gastronomia mediterrânica, bem como cerca de 50 stands institucionais de associações, museus, escolas, universidades e projetos educativos, ambientais e culturais. O evento integrou ainda, sob a orientação da Associação In Loco, inúmeras demonstrações gastronómicas com chefs locais e convidados em parceria com as Escolas de Hotelaria do Algarve de Faro e Vila Real de Santo António, animação itinerante, espetáculos de música e dança, visitas ao património, conferências, oficinas, encontros temáticos e atividades físicas, com destaque para a já tradicional Marcha da Dieta Mediterrânica, em parceria com o IPDJ e associações do concelho. Esta edição incluiu também seminários, conferências, exposições temáticas e atividades culturais que exploraram, de forma acessível e reflexiva, os grandes eixos da sustentabilidade, da tradição e da inovação, aprofundando o papel da Dieta Mediterrânica no presente e no futuro das comunidades.

(...)

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Jorge Gomes e Fábio Freira

Leia a reportagem completa em: