A Fundação Galp vai disponibilizar o acesso a 60 bolsas de mérito para licenciaturas e mestrados em todas as áreas do conhecimento. 

Ciente que a educação é um fator crítico para o investimento no desenvolvimento local e dos jovens nestas comunidades, a Galp volta assim a apostar na criação de condições que contribuam para o combate ao abandono escolar e promovam o sucesso dos alunos no Ensino Superior. As candidaturas para estas bolsas estão abertas até 21 de setembro, estando disponíveis para jovens residentes em Portugal, independentemente da nacionalidade, desde que tenham concluído o 12.º ano de escolaridade ou licenciatura com sucesso em 2024/2025 e que estejam a iniciar em 2025/2026 estudos em CET – cursos de especialização tecnológica, CTeSP – Curso Técnico Superior Profissional, licenciatura ou mestrado de 2 anos.

As bolsas atribuídas pela Fundação Galp têm particular foco nos alunos residentes em concelhos estratégicos para o desenvolvimento do ecossistema da energia da Galp, como são os casos de Alcoutim, Matosinhos, Ourique, Santiago do Cacém, Sines e da freguesia de Alcântara, do concelho de Lisboa. No caso de Alcoutim, estarão disponíveis 10 bolsas para licenciaturas e 7 para mestrados. Com a atribuição destes apoios, o total de bolsas já garantidas pela Fundação Galp para alunos de Alcoutim desde 2022 aumentará para 41.

As bolsas para CET, CTeSP ou licenciatura, garantem uma verba de 900 euros por aluno, durante 1 a 3 anos, de acordo com a duração do ciclo de ensino. No caso das bolsas para mestrado, terão uma verba de 1.100 euros por aluno, durante 2 anos. Caso não sejam recebidas candidaturas elegíveis nas comunidades acima referidas, as bolsas Fundação Galp poderão ser atribuídas a outros candidatos no contingente nacional, com base no mérito académico.

Este programa de bolsas reforça o compromisso social da Galp com as comunidades em que se insere e enquadra-se na participação da sua Fundação na Associação EPIS – Empresários para a Inclusão Social, que este ano reúne 67 instituições responsáveis pela atribuição de 341 bolsas num investimento conjunto na ordem dos 845 mil euros. Entre 2022 e 2025, a Fundação Galp disponibilizou 185 bolsas sociais ao abrigo deste programa.