Albufeira viveu, no dia 19 de setembro, mais uma noite de forte entusiasmo em torno dos valores desportivos do concelho, com a Gala do Desporto a reunir mais de 400 atletas de 18 modalidades, provenientes de 16 clubes, quase 60 treinadores, dirigentes, famílias e responsáveis autárquicos, “numa homenagem a todos aqueles que contribuem para o desenvolvimento desportivo do concelho e que confirma a vitalidade do desenvolvimento associativo local”, referiu José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal, acentuando que “muitas vezes são os dirigentes que, de forma desinteressada, garantem a sustentabilidade dos clubes e o desenvolvimento dos jovens atletas”. “A Gala do Desporto valoriza conquistas regionais, nacionais e internacionais, mas também o percurso de cada atleta, o apoio das famílias e o trabalho de treinadores, dirigentes e técnicos”, continuou o edil.


Um dos momentos altos da Gala foi a apresentação do futuro Centro Associativo e Desportivo de Albufeira (CADA), um projeto já divulgado no âmbito da candidatura de Albufeira a Cidade Europeia do Desporto 2026. O projeto, a nascer no topo norte do Estádio Municipal de Albufeira, prevê um espaço museológico, um Centro de Alto Rendimento Desportivo para Ginástica, sedes para os movimentos associativos e para os clubes desportivos do concelho, compreendendo ainda um Centro de Apoio ao Atletismo e um Auditório com 100 lugares, entre outras valências. “Esta infraestrutura será uma peça-chave no reforço da identidade de Albufeira como referência no panorama desportivo nacional e europeu”, referiu o Vice-presidente e Vereador responsável pelo Desporto, Cristiano Cabrita, que lançou o repto às associações e clubes para que contribuam, a partir de outubro, com “duas ou três” sugestões de âmbito desportivo a fim de serem agregadas ao programa «Albufeira – Cidade Europeia do Desporto 2026», na medida em que se trata de “um desafio coletivo”. “Para além do prestígio internacional, o título implica novas responsabilidades, colocando Albufeira sob os olhares de toda a Europa”. Por seu turno, o presidente da Assembleia Municipal, Francisco Oliveira, frisou que “a Gala não é apenas uma entrega de prémios, mas a afirmação da nossa identidade coletiva, do trabalho diário e do talento que se transforma em resultados”.

A noite contou com as atuações da Associação Soul, da Acro-Albuhera e de Liliana Almeida, a albufeirense fundadora da banda NonStop, internacionalizada pelo sucesso «Ibisa for dreams» e que regressou recentemente à terra natal. Antes do início da Gala, foi prestada homenagem a Isaac Nader, campeão mundial de atletismo de 1.500m, consagrado no dia 17 de setembro no Campeonato Mundial de Atletismo – Tóquio’25, com a presença da mãe, Ana Zambujeiro e o irmão gémeo do atleta, Diogo Nader. Este atleta iniciou a sua formação no Clube Desportivo de Areias de S. João e é um dos Embaixadores do título «Albufeira – Cidade Europeia do Desporto 2026».