O Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes – Ensino Lusófona (ISMAT) tem um novo Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, um curso pioneiro no Algarve que surge numa altura em que a falta de professores constitui um dos maiores desafios da Educação em Portugal.
Dirigido a licenciados em Artes Visuais, Design e áreas afins, profissionais das artes, educadores e professores contratados que pretendem obter a habilitação profissional definitiva, o novo Mestrado pretende formar docentes altamente qualificados, dotados de competências científicas, pedagógicas, didáticas e artísticas, capazes de responder às necessidades das escolas da região e do país. Com um plano de estudos que articula teoria e prática, o curso valoriza metodologias ativas, inclusivas e inovadoras, promovendo estágios supervisionados.
Ao longo de quatro semestres, os alunos terão acesso a uma formação sólida e interdisciplinar, com um corpo docente que integra especialistas de diferentes áreas, numa abordagem abrangente e inovadora ao ensino das Artes Visuais. “Num momento em que tantas escolas no Algarve enfrentam sérias dificuldades em encontrar professores de Artes Visuais qualificados, este mestrado surge como um contributo decisivo. O novo mestrado do ISMAT não só prepara futuros docentes, como vem reforçar a qualidade do ensino artístico na região e no país”, indica Rui Loureiro, Diretor do ISMAT.
As candidaturas ao Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário do ISMAT já estão abertas e as aulas terão início a 23 de outubro, em horário pós-laboral, permitindo a conciliação com a vida profissional.