O JAT – Janela Aberta Teatro inicia a temporada com a abertura da sua nova sede em Faro, um marco importante para a companhia e para a cena cultural da região do Algarve. O novo Estúdio JAT, um desejo antigo da companhia, é “um espaço de ensaios, sala de formação teatral, apresentações e encontros, onde a arte acontece e o coletivo se fortalece”, descrevem os diretores artísticos do JAT, Miguel Martins Pessoa e Diana Bernedo. O Estúdio JAT está localizado na Penha, na Rua Dr. José Filipe Alvares, N.º 11.
As atividades de formação da companhia arrancam já a 16 de setembro com o Curso de Teatro para Crianças e Jovens (7 aos 14 anos), que decorrerá, às terças-feiras, das 17h às 18h30, até abril de 2026. Em outubro terão início os cursos de Formação de Atores, às segundas-feiras, das 18h30 às 20h30, e Teatro Físico, às quartas-feiras, das 18h30 às 21h30, destinados a maiores de 15 anos, com ou sem experiência prévia. Todos os cursos terão lugar no Estúdio JAT. Pelo nono ano consecutivo, os cursos destinam-se a quem pretende seguir a carreira de Teatro ou explorar e desenvolver as suas capacidades expressivas e culminarão com a apresentação de um espetáculo final no emblemático Teatro Lethes. As inscrições estão abertas até 30 de setembro e podem ser feitas pelo e-mail colectivojat@gmail.com.
O JAT reforça o seu compromisso social com o regresso das atividades dos Grupos de Teatro Comunitário, em Faro e em Quarteira, projectos que combinam cultura, comunidade, mediação e inclusão, abertos a pessoas de todas as idades. O Teatro de Vizinhes de Faro e o Grupo de Teatro Comunitário de Quarteira promovem um sentimento de pertença e cidadania ativa através da criação de peças originais de reflexão sobre o território e crítica social.
Espaços de encontro e partilha a terem lugar em Faro, no Estúdio JAT, às terças-feiras, das 18h30 às 20h30, e em Quarteira, no Auditório do Centro Autárquico, às quintas-feiras, no mesmo horário. De realçar a apresentação do espetáculo «Aluga-se», do Grupo de Teatro Comunitário de Quarteira, a 21 de setembro na FAVA – Feira do Ambiente e Vegan do Algarve. O público algarvio poderá assistir também à reposição da primeira criação original do JAT, «As Bodas de Prata do Conde Baldinski», nos dois primeiros fins de semana do mês de outubro.
Fora de portas, a companhia segue em digressão com o espetáculo «Bulldog», em novembro e dezembro, por Granada, Espanha, salientando duas apresentações no Teatro Alhambra, e por Vila Real de Trás-os-Montes, no âmbito do evento «Lua Cheia, Arte na Aldeia». O ponto alto da temporada será o MOMI – Festival Internacional de Teatro Físico – Algarve, que se realizará de 6 a 9 de novembro.
Esta terceira edição do Festival trará uma arrojada programação, com espetáculos, workshops e encontros com artistas de renome nacional e internacional, com especial destaque para o icónico «MAY B», da reconhecida coreógrafa francesa Maguy Marin. O Festival conta ainda com Leïla Ka, também de França, Mimo Tuga, do Chile, e a premiada companhia portuguesa Peripécia Teatro, consolidando Faro como um palco relevante para a criação contemporânea internacional.
Foto: Daniel Pina