Milhares de pessoas fizeram parte das celebrações do Banho 29, tradição do dia 29 de agosto dividida entre duas festas, uma na cidade de Lagos, outra na Praia da Luz, com música, desfiles, recriação histórica e, claro, o tradicional banho à meia-noite.

Em Lagos, o dia começou animado com a recriação histórica pelo Centro de Estudos de Lagos que, entre a Avenida dos Descobrimentos e a Praia da Batata, apresentaram aos veraneantes uma viagem aos tempos em que as gentes vinham do campo para a praia, trazendo o seu farnel e tomando este banho que «afasta os demónios». Ao final do dia, o Cais da Solaria e Jardim da Constituição encheram-se de público, onde não faltou música com a Orquestra de Jazz do Algarve, DJ André Salgueiro, Rebeca e MT 80 – We Rock the 80s, uma organização da Câmara Municipal de Lagos em parceria com a ACRAL, Moto Clube de Lagos e Associação dos Artesãos do Barlavento.

De destacar os dois concursos de trajes de banho, dinamizados pelo apresentador Hugo Mendes, mostrando duas visões diferentes da mesma tradição – vertente Tradição e Comunidade e Moda Inovação –, premiando os mais originais e criativos, sem esquecer a história deste banho. À meia-noite, os mais corajosos aventuraram-se nas águas da Praia da Batata e da Praia da Luz para perpetuar esta tradição ancestral tão acarinhada por lacobrigenses e visitantes.

Vencedores Concurso de Trajes de Banho – Tradição e Comunidade

1.º lugar: Jorge Sequeira
2.º lugar: Berta Fadinho
3.º lugar: Corinne Ferreira

Vencedores Concurso de Trajes de Banho – Moda e Inovação

1.º lugar: Jessica António
2.º lugar: Natália Mestre
3.º lugar: Patrícia Fernandes

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Município de Lagos

Veja a reportagem completa em: