À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, o Município de Albufeira voltou a assinalar o novo ano letivo com uma sessão de acolhimento aos docentes das escolas do concelho. O evento realizou-se no passado dia 24 de setembro, e juntou dezenas de professores para um passeio de barco pela costa.

A visita aconteceu a bordo de duas embarcações, que passaram por vários locais emblemáticos do concelho. Além de promover o convívio entre professores, o passeio teve como objetivo dar a conhecer uma das partes do território integrado no Geoparque Algarvensis, cuja candidatura a Geoparque Mundial da UNESCO foi aceite a 5 de setembro. A visita passou por locais como a «Livraria dos Arrifes» e pelas praias dos Olhos de Água e da Falésia, e contou com a narração do paleontólogo Hugo Campos, que partilhou algumas das curiosidades geológicas relacionadas com as formações rochosas visíveis ao longo do percurso.


Ainda antes do embarque, o presidente do Município aproveitou a ocasião para desejar aos docentes “um bom ano letivo, repleto de sucesso e êxitos para os alunos”. José Carlos Rolo destacou a “importância da comunidade educativa enquanto pilar fundamental na formação dos nossos jovens” e relembrou ainda a “aposta que o Município tem feito na área da educação, com várias empreitadas de requalificação e ampliação das escolas do concelho”.

Já no final do passeio, foi a vez da vereadora com o pelouro da Educação se dirigir aos docentes. Cláudia Guedelha indiciou que o objetivo da sessão de acolhimento passa por “criar momentos de amizade e unidade que contribuam para fortalecer a comunidade”. A autarca reforçou ainda a ideia de que “o Município estará sempre disponível para receber os professores e ajudar no que for necessário”.

A visita incluiu vários momentos de convívio e animação musical, e contou com uma pequena atuação da artista local Filipa Sousa. À chegada à marina, houve ainda tempo para uma curta intervenção do investigador José Ruivinho Brazão.