No dia 12 de setembro, pelas 18h30, a Associação Cultural Música XXI retoma as visitas ao Património de Faro sob a égide da Lua Nova. Num prenúncio de preparação para o ciclo invisível da Lua, os visitantes poderão surpreender-se com o espólio do Museu Ramalho Ortigão, criado nos finais do século XIX, por alturas da constituição do Museu Marítimo e Industrial Pedro Nunes, que veio a ser o primeiro espaço museológico no Algarve. No edifício da capitania de Faro este museu marítimo exibe presentemente uma coleção etnográfica sobre a atividade marítima e a pesca algarvia.

Esta edição das Noites da Lua Nova contará com a contextualização do espaço e das diversas instituições que este alberga, e com a explicação detalhada sobre o acervo museológico por Marco Lopes. Os momentos culturais serão da responsabilidade do Teatro DoisMaisUm e do músico Paulo Cabrita. Este evento é uma coprodução com a Câmara Municipal de Faro e tem o apoio da CCDR – Unidade de Cultura.

A visita terá a lotação de 25 pessoas, com inscrição obrigatória para o endereço eletrónico musicaxxi@gmail.com ou para o telemóvel 919508265.