Está em marcha um novo projeto europeu focado na sustentabilidade e eficiência agrícola, o AGROBOTICS-DITWINS, cujo objetivo é criar um ecossistema para impulsionar a circularidade e a agro-robótica através de gémeos digitais. A reunião de lançamento do projeto decorreu nos dias 24 e 25 de setembro, nas instalações da Universidad de Málaga – UMA, e contou com a participação dos diferentes parceiros envolvidos, oriundos de Espanha, Portugal e França.

Sob a chancela do programa SUDOE, e através da liderança da UMA, o NERA é um dos parceiros deste projeto que visa a criação de um ecossistema para impulsionar a digitalização e a sustentabilidade no setor agrícola através da integração de robótica e Inteligência Artificial (IA) em living-labs com gémeos digitais. Complementarmente, o objetivo é apoiar produtores e empresas agrícolas na transição para o modelo da Agricultura 5.0.

Os próximos passos incluem o mapeamento de empresas para otimização com robótica, o desenvolvimento de um programa piloto de implementação de soluções robóticas e a criação de um ecossistema de partilha de conhecimento. O NERA, em conjunto com Universidade do Algarve, lideram a implementação do projeto-piloto na região do Algarve com ações de capacitação, diagnósticos de maturidade digital, estudos multissectoriais e do setor agrícola, e por fim, na implementação do sistema dos gémeos digitais em empresas regionais do setor.

O projeto AGROBOTICS-DITWINS tem término previsto para maio de 2028, conta com um total de 13 parceiros e é cofinanciado pelo Programa Interreg SUDOE 2021-2027, 2.ª Convocatória, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.