São Brás de Alportel assiste ao nascimento do projeto «EmocionalMente», o resultado de uma parceria solidária que pretende tornar acessível a todos os cuidados de saúde mental. O projeto piloto prevê a criação de uma Rede de Pontos de Atendimento de Saúde Mental, assegurando consultas de psicologia clínica para jovens e adultos, a um custo simbólico, de modo a tornar acessíveis estes cuidados também para quem mais baixos rendimentos.

O projeto inclui ainda ações de sensibilização e a avaliação constante das necessidades da população atendida. O objetivo é colmatar a falta de equipas de saúde mental para a população mais jovem, oferecendo apoio psicológico de forma acessível e promovendo uma intervenção precoce e eficaz.

Consciente de que a saúde mental é um pilar essencial da qualidade de vida, o Município de São Brás de Alportel tem vindo a reforçar os serviços nesta área, através do Serviço Municipal de Psicologia. O foco principal passa por promover a melhoria da qualidade de vida e da saúde mental da população, assegurando uma resposta célere e eficaz, especialmente para aqueles que necessitam de apoio psicológico urgente. A implementação deste projeto tornou-se possível a partir da assinatura de um protocolo entre a autarquia, a Associação Prometo Viver e a Associação de Saúde Mental do Algarve (ASMAL).

Neste protocolo, o Município garante a infraestrutura necessária para a implementação do projeto, enquanto a ASMAL ficará responsável pela disponibilização de profissionais de Psicologia Clínica e pela realização de ações de sensibilização e prevenção. Por sua vez, a Associação Prometo Viver assegura o financiamento do projeto, destinando metade da verba angariada no evento solidário «Prometo Viver» de 2024, num total de 16 mil e 935,88 euros. Com esta colaboração tripartida, o concelho dá um passo significativo para garantir que a saúde mental seja uma prioridade efetiva e acessível a todos.