A Associação Picada Cultura apresenta a primeira edição do Festival Marionetas em Querença, que fará da aldeia um cenário mágico onde tradição e inovação se encontram pelas mãos dos marionetistas. Entre 10 e 12 de outubro, Querença torna-se num palco a céu aberto, oferecendo ao público espetáculos, oficinas criativas, dança e exposições, tudo com entrada gratuita.
Sob a direção artística da atriz, marionetista e encenadora Jeannine Trévidic, o festival constrói pontes entre o passado e o presente: do «Dom Roberto» e os «Bonecos de Santo Aleixo», ícones da tradição portuguesa, às novas gerações de criadores, como a companhia Historioscópio e a marionetista japonesa Beniko Tanaka. O programa apresenta três grandes momentos a não perder: «Dom Roberto e a Namorada», pela Companhia Bonecos de Almar; «Caminho do Burro», da Companhia Historioscópio; e «O Rapazinho do Carvão», da marionetista japonesa Beniko Tanaka.
Além disso, o público poderá participar em workshops de marionetas abertos a todas as idades, dançar no Baile de Danças do Mundo e descobrir a exposição «Pequenas Criaturas e os Guardiões», de Jorge Cerqueira, patente na Fundação Manuel Viegas Guerreiro de 10 de outubro a 5 de dezembro. O festival leva ainda apresentações à comunidade, como na EB1/JI de Querença e no Lar de Idosos local, num gesto de partilha e encontro entre artistas e público.
O festival foi realizado com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim e Fundação Manuel Viegas Guerreiro.
