A Proactivetur é uma das três empresas da Portugal Outdoor Alliance (POA) que se juntaram para desenvolver um Índice de Sustentabilidade a fim de medir o impacto ambiental, económico e social dos seus tours.
 Financiado pela União Europeia no âmbito do programa ST3ER, e desenvolvido com o apoio técnico da Nature Based Living, o Índice será lançado em junho de 2026.

Com o Turismo de Natureza em expansão, os viajantes procuram cada vez mais experiências sustentáveis, mas o impacto real continua pouco claro. O Índice trará transparência sobre este impacto. Começará por medir a pegada de carbono, incorporando depois indicadores como uso de água, biodiversidade e benefícios para as comunidades locais.

Os resultados serão apresentados de forma simples e visual, permitindo escolhas conscientes e comparações fáceis entre tours e operadores. Para as empresas, o Índice fornece informações úteis para reduzir impactos e melhorar práticas sustentáveis. “Com este projeto queremos aprofundar o nosso compromisso com a sustentabilidade. Queremos que os nossos visitantes estejam mais motivados e informados sobre os nossos esforços para promover uma viagem mais significativa e responsável em Portugal e que tenhamos um impacto mais prático no território, melhorando a nossa forma de trabalhar, mas também envolvendo a nossa rede de parceiros locais”, explica João Ministro, Diretor-Geral da Proactivetur.

A POA une quatro operadores portugueses de Turismo de Natureza – YTravel (A2Z Adventures e Bike Tours Portugal), Proactivetur, ComunicAir e Portugal Green Walks – comprometidos em criar experiências autênticas e responsáveis, respeitando o ambiente e apoiando as comunidades locais.