Duas iniciativas assinalaram o início do ano letivo 2025/2026 no concelho de Loulé: no dia 8 de setembro, no Centro Paroquial e Social de Loulé, aconteceu a receção e boas-vindas ao pessoal não docente; e, no dia 10, realizou-se o III Encontro de Partilha de Práticas Pedagógicas, no Pavilhão Multiusos 25 de Abril, em Almancil.
Durante a sessão de abertura, Ana Machado, vereadora com o pelouro da Educação, agradeceu “o contributo de todas e de todos pela entrega, empenho e compromisso com a escola e com os alunos/as”. “Este ano letivo marca o encerramento de um ciclo para mim, enquanto vereadora da Educação. Foram anos de trabalho intenso, de aprendizagem, de momentos desafiantes e de muitas conquistas partilhadas”, afirmou, sublinhando que mantém a confiança de que “as nossas escolas continuarão bem entregues, prontas para enfrentar o futuro com inovação e humanidade”.
Os Look Around You marcaram presença nos programas dedicados ao pessoal não docente e docente, com muita energia e boa disposição para a abertura do ano letivo através da dinâmica «Cuidar dos Super-Heróis da Educação: inspirar, motivar e valorizar», projeto criado e pensado por uma equipa de professores e psicólogos com vasta experiência em educação e formação. A sessão de boas-vindas ao pessoal não docente foi ainda enriquecida com a peça de teatro «Trocas e Baldrocas», da Associação Cultural, Artística, Recreativa e de Bem-Estar – Asaliah, que recriou o quotidiano escolar a partir de situações reais, mas num contexto absolutamente surreal.
No dia 10 de setembro teve lugar o III Encontro de Partilha de Práticas Pedagógicas, com a presença de cerca de 500 profissionais dos estabelecimentos de ensino do concelho, que usufruíram de momentos de convívio, valorização, motivação, de partilhas e aprendizagens, com a certificação do Centro de Formação Litoral à Serra. Esta terceira edição do evento ficou marcada pelo valioso contributo, experiência e saber dos convidados do painel «Aprendizagens inovadoras e inclusivas – desafios e oportunidades». Domingos Fernandes, presidente do Conselho Nacional de Educação, propôs uma reflexão sobre «As Escolas Podem Fazer a Diferença: Desafios Curriculares, Pedagógicos e Avaliativos». Seguiu-se Helena Gil, especialista em Educação Pré-Escolar da Direção Geral de Educação, com o tema «Aprendizagens que desafiam, o direito de aprender mais e melhor». Coube a Leonor Costa, especialista em Educação na UNICEF Portugal, finalizar o painel de oradores, tecendo considerações sobre os direitos da criança, a importância da escuta ativa e da participação das crianças e jovens nas escolas - «Quando a Escola escuta, a Criança cresce».
De forma de reconhecer as práticas pedagógicas de referência e de inovação dos/as docentes do concelho de Loulé, o Encontro teve ainda a apresentação de projetos de duas Escolas Agrupadas, Eng.º Duarte Pacheco e Almancil. A Escola Agrupada Eng.º Duarte Pacheco, em colaboração com a Associação de Pesquisa e Estudo da Oralidade (APEOralidade), partilhou o projeto «Com palavras brinco, com palavras aprendo – Do Património Oral à Pedagogia», apresentado por Carlos Fernandes, diretor, Alexandra Ferreira, professora do 1.º Ciclo, e José Ruivinho Brazão, fundador e presidente da APEOralidade. Já a Escola Agrupada de Almancil partilhou o projeto «Aprender Lá Fora: Caminhos para Ensinar ao Ar livre», apresentado por Raquel Dias, educadora de infância da Educação Pré-Escolar, Sandra Carneiro, professora do 1.º Ciclo, e Manuela Conceição, professora coordenadora da Estratégia para a Cidadania.
A apresentação do Encontro ficou a cargo de Giovana Mascarenhas, aluna que irá frequentar o 10.º ano de escolaridade na Escola Secundária de Loulé neste ano letivo. Uma jovem empenhada e dedicada, com voz ativa na comunidade através de ações participativas na sua anterior escola (Escola Agrupada Eng.º Duarte Pacheco) e na Assembleia Municipal Jovem de Loulé.