Depois de duas semanas intensas de criação artística, o projeto de Arte Urbana ARTURb – Artistas Unidos em Residência apresenta ao público os resultados da sua 14.ª edição, com a inauguração da exposição final, no dia 27 de setembro, pelas 18h, no LAC – Laboratório de Actividades Criativas, em Lagos. O programa da inauguração inclui ainda um mural comunitário em formato drop-in aberto à comunidade, uma conferência dirigida por Doug Gillen, dedicada à reflexão sobre a arte urbana contemporânea e, para encerrar, um DJ set que reforça o espírito de celebração e partilha que caracteriza o ARTURb.

A mostra reúne obras originais produzidas durante a residência pelos artistas Antonyo Marest (Espanha), Eric Ve (Alemanha), James Klinge (Escócia), Kiã (Portugal) e Moami (Portugal), sob a co-curadoria de Diogo Machado (Add Fuel) e Sofia Fortunato (Fitijane). Os trabalhos cruzam linguagens distintas da arte urbana contemporânea, e transformam o edifício do LAC num espaço de experimentação.

No âmbito da programação desta edição, foram hasteadas bandeiras da autoria de cada um dos artistas convidados na Marina de Lagos, permanecendo até 31 de outubro, como marco simbólico da presença do ARTURb na cidade. A exposição marca também o culminar do mural comunitário realizado pela artista Patrícia Mariano (Portugal), desenvolvido em diálogo com os moradores da Rua das Operárias Conserveiras, no Chinicato.

Foto: Daniel Bastos