Decorreu, na tarde do dia 22 de outubro, no Hotel Grande Real Santa Eulália, em Albufeira, o 6.º Balanço de Campanha dos Citrinos, uma organização conjunta da AlgarOrange – Associação de Operadores de Citrinos do Algarve e do Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional, Centro de Competências (COTHN-CC). O balanço de campanha é um dos momentos mais aguardados pelos profissionais do setor dos citrinos, onde se discutem os resultados da última campanha e se projetam as tendências para a campanha que se inicia.
Na sessão de abertura, José Apolinário, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, destacou a ativa colaboração entre a CCDR e o setor bem patente no estudo da EY«O Valor Económico da Agricultura no Algarve», o segundo setor de especialização regional — a seguir ao turismo — com reconhecida resiliência e modernização, um crescimento expressivo da produtividade (+57 por cento no VAB agrícola entre 2014 e 2023) e um papel determinante na mitigação dos impactos da pandemia.
Com efeito, o setor dos citrinos representa 38 por cento da superfície agrícola regional e 76 por cento da produção nacional. O tema da água assumiu particular destaque ao longo do encontro, centrando o debate sobre a necessidade de transformação na gestão hídrica e na inovação tecnológica bem como da reutilização da água, também na agricultura. As várias intervenções convergiram na importância da «Estratégia Água que Une» enquanto instrumento estruturante para o futuro da agricultura regional.
O programa incluiu duas mesas-redondas — «A água do futuro na citricultura do Algarve» e «Economia circular na fileira dos citrinos» — e apresentações sobre «Novas Tecnologias e suas Potencialidades na Fruticultura Moderna» e sobre a «Internacionalização dos Citrinos do Algarve - Indicação Geográfica Protegida (IGP) no âmbito do Projeto INTERNACIONALIZAR+ALGARVE 3.0», projeto financiado pelo Programa Regional Algarve 2030 e que a AlgarOrange está a desenvolver em conjunto com outros parceiros da região. José Apolinário reafirmou o compromisso da CCDR Algarve, em especial dos serviços regionais de agricultura e pescas, em trabalhar com o setor, designadamente num futuro projeto conjunto de pre-adesão das empresas aos princípios e regras ESG – Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança das empresas do setor agrícola da região.
Quanto ao Balanço de Campanha dos Citrinos 2024/25, tema agregador do encontro, conclui-se que na campanha passada houve uma diminuição da produção relativamente à campanha anterior, uma campanha com um quantitativo médio baixo e que na campanha que agora inicia prevê-se um aumento da produção, ainda assim ligeiramente abaixo de uma campanha média. Em debate também estivera a importação e exportação, o consumo e comercialização de citrinos, preços, fatores que influenciaram a produção, sanidade vegetal, bem como os aspetos positivos da campanha e desafios futuros, em especial em torno da água, da disponibilidade de mão de obra e da sustentabilidade.
