Às 20h do dia 31 de outubro (sexta-feira), a Família Addams, constituída por 12 bailarinos, chega ao Largo Eng.º Pacheco, no centro de Albufeira, e faz-se anunciar no meio do público, subindo ao palco para protagonizar uma atuação cénica e de dança coreografada - «Theme Song Addams Family» - com Mortícia & Gomes, Tio Fester e Wednesday. De seguida, ninguém se livra de participar no Flash Mob.

O Conde Drácula, personagem aristocrática, inspirada nos nobres do séc. XVIII, com roupagem rasgada e maquilhagem cadavérica, dá as Boas Vindas ao Albufeira Halloween – o evento mais arrepiante do ano – não fosse aquela personagem horripilante fazer questão de morder o pescoço a Mortícia, que convida a juntar-se a ele para elegerem os visitantes mais terroríficos da noite. Segue-se um momento de humor, terror e interação – o Halloween Contest – um passatempo que consiste num desfile para eleger os Albufeira Halloween Stars.

Entretanto, já está tudo a postos para mais uma Spooky Run – a corrida mais assustadora do ano – uma corrida/caminhada de 5 quilómetros, com início às 20h, e passagem pelas ruas da cidade sob a luz da lua cheia. Trata-se de uma organização do Clube desportivo das Areias de São João com a colaboração do Município de Albufeira, cuja inscrição pode ser feita em https://www.cdasj.pt/spookyrunabf para reservar a t-shirt do evento.

Às 21h, Mortícia interpreta alguns temas musicais que juntam terror e humor, numa coreografia da famosa Wednesday que convida o público a participar. Quando a noite já vai alta, por volta das 22h, chega a Dança dos Condenados, um espetáculo inspirado em bailes da corte do séc. XVIII, em versão «baile dos mortos», acompanhado por música clássica remixada com batidas eletrónicas, criando um ambiente gótico verdadeiramente arrebatador. A performance termina no palco do Largo Eng.º Duarte Pacheco e continua na rua com personagens em andas e mostrengos que ganham vida no meio da multidão.

A partir das 23h decorre o Halloween Fest com o DJ algarvio Dhanny, atuações circenses, animadores, bailarinos e música com a cantora de serviço – Morticia. Trata-se de um show em contínuo com bailarinos zombies, performers circenses e criaturas sombrias. A Galeria Pintor Samora Barros vai estar iluminada com focos de luz, teias com aranhas, morcegos, bruxas voadoras, esqueletos e abóboras. Na fachada vão ser projetadas imagens (videomapping) que garantem assustar até os visitantes mais corajosos. No interior da Galeria foi instalado um playground de Halloween com animação e pinturas faciais para os mais pequeninos, que podem participar acompanhados dos pais ou outros familiares. Ali podem, também, protagonizar várias aventuras na Casa do Terror e, ainda, participar em ateliers e jogos de Halloween. Claro que não foi esquecido o photospoint para que possam tirar fotos horrorosas para mais tarde recordar.

À meia-noite, a Maldição da Lua Cheia cai sobre a cidade. Rebentam confettis negros, jatos de fumo, explosões de luzes e urros de lobisomens, que irão transformar o Largo Eng.º Duarte Pacheco numa rave de mortos-vivos até de madrugada (01h). O espaço do evento vai estar eximiamente decorado com motivos alusivos ao Halloween, desde o palco às árvores, Galeria Pintor Samora Barros, photopoints instagramáveis, com destaque para o pórtico da Caveira e Entrada no Oculto; os Guardiões do Além; o Horror Wall of Fame, The Hand`s (Adam Family Wall) e a Tertúlia Fantasmagórica.