Realiza-se, no dia 16 de outubro, na Escola de Hotelaria e Turismo de Faro, a final da primeira edição do concurso Missão D’Chef, uma iniciativa do Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve que pretende valorizar e distinguir cozinheiras das instituições sociais da região do Algarve. Participam 15 cozinheiras de 13 instituições de toda a região, num programa que teve início em março e que vai agora terminar na próxima quinta-feira, Dia Mundial da Alimentação.

A base do programa é a nutrição e aproveitamento integral dos alimentos mitigando o desperdício alimentar e valorizando as refeições servidas pelas IPSS’s do Algarve, tendo em conta a Dieta Mediterrânica. Higiene e segurança alimentar, e técnicas de cozinha foram também trabalhadas com as cozinheiras a concurso. O programa contou com diversas entidades parceiras, das quais se destaca a Escola de Hotelaria e Turismo de Faro, a SOGENAVE, a Universidade do Algarve, a Fiscalcontrol, a Águas do Algarve e a Direção Geral de Alimentação e Veterinária. Na parte de cozinha, além dos Chef’s da escola, contou-se com a participação de Chef’s do grupo Highgate Portugal e do Epic Sana Hotel, sendo o júri do concurso presidido pela Chef Noélia Jerónimo.

Este programa foi reconhecido pelo prémio CAIXA SOCIAL’24, da Caixa Geral de Depósitos, com um valor de 25 mil euros, como projeto na área da saúde comunitária. Irá distinguir as três melhores cozinheiras de 2025, e as instituições onde trabalham. “Esta primeira edição está a ser um sucesso, com uma enorme adesão de parceiros, mas sobretudo com grande satisfação das cozinheiras. A valorização destas profissionais era algo que se impunha, pela grande responsabilidade que têm dia-a-dia, ao confecionar milhares de refeições, sobretudo para crianças e idosos”, explica Nuno Cabrita Alves, Presidente do Banco Alimentar do Algarve.

O evento irá decorrer entre as 19h30 e as 21h, com a apresentação do ator algarvio João Mota, em Faro, no restaurante-aplicação da Escola de Hotelaria.