No dia 6 de novembro, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, completa 32 anos de serviço público, sendo esta data comemorativa assinalada através da apresentação do espetáculo teatral «Sorriso», às 18h30, numa iniciativa aberta à população. Esta performance do Teatro Só é um espetáculo poético sobre o afeto e as recordações, que se inspira na vida em comum de um velho casal para quem o amor se consumou numa vida de sorrisos.
A solidão e o envelhecimento são um tema recorrente nas peças do Teatro Só, que consegue colocar em reflexão os gestos e a gratidão pela existência de memória. As personagens que interpretam não são tocadas pelo desespero, mas pela importância de algo essencial que torna o ser humano distinto de outros seres.
O Teatro Só desenvolve um trabalho multidisciplinar, relacionando técnica de máscara, teatro físico, artes circenses e artes plásticas, privilegiando o teatro imagético, mudo, visualmente poético em que a comunicação entre os atores e o público converge para a potência do gesto. Os temas tocam diretamente os estigmas sociais, transversais a diversas culturas e gerações, nos quais o público é testemunha de si mesmo, não pelo uso da palavra, mas pela poesia visual e linguagem emocional do corpo. A peça será interpretada por Ana Gabriel e Sérgio Fernandes, ator que é também responsável pela encenação e dramaturgia deste espetáculo.
A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes assinala um percurso rico, com mais três décadas de histórias, pessoas, livros e inúmeros eventos culturais que marcaram e continuam a marcar os utilizadores deste importante equipamento cultural do concelho. A importância para a promoção do livro e da leitura, o combate à iliteracia, a promoção de iniciativas para os mais diversos públicos e a forte componente educativa têm sido sempre uma marca distintiva da Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes desde que abriu as suas portas pela primeira vez, em 1993.
