No dia 16 de outubro, o auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão foi o ponto de encontro de fãs, curiosos e amantes da boa música para mais uma edição do «Choque Frontal ao Vivo», o talk show da rádio Alvor FM apresentado por Ricardo Coelho e Júlio Ferreira. O convidado da noite foi um verdadeiro ícone da música portuguesa, Carlos Mendes.
Com uma carreira que já soma seis décadas, Carlos Mendes dispensa apresentações. Cantor, compositor, ator, apresentador e, acima de tudo, um artista que continua a emocionar gerações. Natural de Lisboa, foi duas vezes vencedor do Festival RTP da Canção (1968 e 1972) com os temas «Verão» e «Festa da Vida». Formado em Arquitetura, deixou os projetos e plantas de lado em 1982 para se dedicar por completo à música.
Sozinho em palco, apenas com a sua voz e um piano, Carlos Mendes conquistou o público com interpretações cheias de alma. Canções como «Ruas de Lisboa», «Amélia dos Olhos Doces», «Missing You» e «Molly» ecoaram pelo auditório, numa noite que provou que a simplicidade pode ser sinónimo de magia.
Durante a conversa, os anfitriões Ricardo Coelho e Júlio Ferreira percorreram a carreira do músico desde os tempos dos Sheiks até aos dias de hoje, dando espaço a histórias deliciosas sobre a mãe pianista, a amizade com Fernando Tordo, os bastidores dos festivais da canção e até a vida fora dos palcos. Carlos Mendes partilhou ainda curiosidades sobre o álbum «Só Nós Três» (com Paulo de Carvalho e o maestro Pedro Osório), o programa «Autores» que apresenta na TVI com Mafalda Veiga, e revelou estar prestes a lançar um triplo álbum.
Mas a noite não foi só de música, houve também espaço para brindar. Thierry Sampaio, produtor do Vinho Regional do Algarve da Adega Sampaio Schleiss (Monchique), apresentou o vinho Mons Cicus 2021, premiado com a Medalha de Prata no concurso «Best Wines of Portugal 2025» da revista VINUM. No final, público e convidados conviveram com o artista e degustaram vinhos e iguarias das pastelarias Delícias, o toque perfeito para encerrar uma noite memorável.
O «Choque Frontal ao Vivo» é atualmente um dos programas culturais mais originais do sul do país. Todos os meses, 125 pessoas têm a sorte de assistir às gravações no TEMPO e de estar frente a frente com grandes nomes da música nacional. Mais tarde, o programa é transmitido na Alvor FM, permitindo que todos possam sentir um pouco da energia vivida em Portimão.
Foi mais uma noite de boa música, boas histórias e boa conversa, daquelas que ficam na memória. Carlos Mendes voltou a provar, assim, que há artistas que não envelhecem: apenas afinam o coração.
Texto: Vera Lisa Cipriano | Fotografia: Vera Lisa Cipriano
Veja a reportagem completa em:
