A Seleção Nacional de Estrada vai voltar a entrar em competição, de 1 a 5 de outubro, no Campeonato da Europa, nas regiões de Drôme e Ardèche, França. Portugal terá uma representação alargada, com um total de 24 ciclistas entre elite, sub-23 e juniores, tanto masculinos como femininas.
Afonso Eulálio, António Morgado, João Almeida – fará o contrarrelógio e a prova de fundo –, Nelson Oliveira – apenas contrarrelógio – e Rui Costa são os selecionados de José Poeira na elite masculina. A estes somam-se os nomes dos sub-23 Daniel Lima, Daniel Moreira, Duarte Domingues, Gabriel Baptista, Lucas Lopes e Rafael Barbas, bem como dos juniores Gonçalo Costa (contrarrelógio e prova de fundo), Gonçalo Rodrigues (contrarrelógio e prova de fundo), Guilherme Santos, João Anunciação, José Salgueiro e Rodrigo Jesus. Na elite feminina, Daniela Pereira escolheu Raquel Queirós para a prova de fundo e Daniela Campos para o contrarrelógio. A Seleção Nacional feminina estará ainda representada nas categorias de sub-23, por Beatriz Roxo (contrarrelógio e prova de fundo) e Daniela Simão, e juniores, por Bruna Gonçalves, Lara Ribeiro e Maria Coimbra.
A estreia portuguesa está agendada já para esta quarta-feira, com os contrarrelógios das várias categorias, todos com 24 quilómetros. Os juniores masculinos abrem a competição às 9h45, seguidos das sub-23 femininas (11h00), elites femininas (13h20) e elites masculinos (14h45). As provas de fundo começam na sexta-feira: sub-23 femininas (85,7 km, 8h00), juniores femininas (62,9 km, 11h40) e juniores masculinos (103,4 km, 14h35). “São 24 quilómetros, num percurso que não é muito longo e termina em subida. Num contrarrelógio cada um tem de dar tudo o que pode, e vamos ver até onde conseguimos chegar. O Nelson Oliveira e o João Almeida são dois bons contrarrelogistas, mas a concorrência é muito forte. Se a distância fosse maior seria mais favorável, sobretudo para o Nelson, que ainda vem de uma lesão na mão e não teve a preparação ideal. Vamos dar o nosso melhor e procurar o melhor resultado possível”, antecipa José Poeira, Selecionador Nacional. “O percurso tem dois momentos mais exigentes, a meio e no final, que além de duros são também técnicos. A Daniela Campos, pela experiência que tem, vai saber enquadrar-se bem. O objetivo é que tanto a Daniela como a Beatriz Roxo consigam superar os resultados anteriores em competições internacionais e assinar uma boa prestação”, antevê Daniela Pereira, Selecionadora Nacional.
As provas de fundo começam na sexta-feira: sub-23 femininas (85,7 km, 8h), juniores femininas (62,9 km, 11h40) e juniores masculinos (103,4 km, 14h35). Na manhã de sábado será a vez dos sub-23 masculinos (121,1 km, 8h) e, à tarde, da elite feminina (116,1 km, 13h), num percurso com 1.570 metros de desnível acumulado. O programa encerra no domingo com a prova da elite masculina, a partir das 10h45, num traçado de 202,5 quilómetros e 3.306 metros de desnível acumulado.
O Campeonato da Europa será transmitido em direto na íntegra na plataforma HBO Max. As provas de fundo terão transmissão na Eurosport 1.
