Ao fim de sete anos, o Cineclube de Tavira volta ao Teatro Municipal António Pinheiro (antigo Cineteatro) e este feliz regresso a casa vai ser celebrado com uma sessão de cinema muito especial, marcada para o dia 5 de novembro, às 19h. O filme «O Riso e a Faca», exibido na última edição do Festival de Cannes, vai ser apresentado com a presença do realizador Pedro Pinho, com quem o público vai poder conversar. Nesse mesmo dia, os amantes da sétima arte poderão ainda contar com um beberete de convívio. “Este espaço está intimamente ligado à história do Cineclube de Tavira. Criado em 1999, o Cineclube instalou ali a sua sede e era naquele edifício que tudo acontecia, desde a exibição de filmes aos encontros de cinema. Esperamos que este retorno, com o qual estamos entusiasmados, nos permita voltar a ter estabilidade e a ampliar a nossa programação. Para já, temos a garantia, por parte da Câmara Municipal, de que as nossas sessões regulares semanais (quatro por mês, no mínimo) voltarão à renovada sala, todas as quartas-feiras”, conta Candela Varas, presidente e programadora do Cineclube de Tavira.

Na perspetiva de Candela, é importante que o Teatro Municipal António Pinheiro volte a ser um local de referência para quem segue a programação do Cineclube, podendo acolher importantes ciclos de cinema, muitos dos quais em parceria com o Município de Tavira e reconhecidos festivais nacionais e internacionais, como é o caso do IndieLisboa, DocLisboa, Olhares do Mediterrâneo e Monstra. “Para além da exibição de filmes, esperamos poder organizar no Teatro António Pinheiro várias atividades ligadas à sétima arte. Durante as obras, arranjamos sempre forma de continuar a ter programação de cinema em Tavira. Mas, finalmente, temos condições para poder organizar mais sessões, algumas de cinema expandindo, encontros, conversas, masterclasses e workshops. Nos últimos anos, tivemos de organizar algumas atividades noutros concelhos algarvios, o que nos leva a afirmar que o Cineclube e os tavirenses merecem este regresso a casa”, diz Candela Varas.

Durante o período em que decorreram as obras de requalificação da mais icónica sala de espetáculos de Tavira (entre 2018 e 2025), o Cineclube continuou a sua atividade regular exibindo os seus filmes e organizando outros eventos em diversos espaços da cidade, tais como o Clube de Tavira, o Cinema NOS e o Hotel Maria Nova de Tavira, tendo desenvolvido com este último uma parceria muito próxima. Já fora da cidade, o Cineclube contou com o apoio do Município de Olhão para a realização do FICLO – Festival Internacional de Cinema e Literatura e da Câmara Municipal de Faro, para a concretização do FICLA – Festival Internacional de Cinema e Literatura do Algarve. Ainda na capital algarvia foi implementado o projeto «Rising Cinema: Uma nova geração de embaixadores do cinema Europeu», cofinanciado pelo programa Europa Criativa Media. Esta iniciativa teve o IPDJ como parceiro local.

No que respeita à programação regular, o Cineclube já tem os filmes semanais escolhidos até ao final do ano. Em novembro, para além do filme já mencionado, na quarta-feira, dia 18, é apresentada a longa-metragem «Foi Só um Acidente», de Jafar Panahi, e no dia 26 o filme francês «Les Amandiers», da realizadora Valeria Bruni Tedeschi. Em dezembro, as sessões decorrem nos dias 3, 10 e 17.