Em 2025, a Fundação Oceano Azul, com o apoio da Comissão Europeia, no âmbito da campanha #EUBeachCleanUp, apela à participação de organizações nacionais, incentivando a sociedade civil a envolver-se ativamente em iniciativas de limpeza costeira. Esta ação integra também a campanha da Bandeira Azul da Europa, promovida pela ABAAE – Associação Bandeira Azul da Europa, reforçando o compromisso com a proteção dos oceanos e zonas costeiras.

No âmbito desta mobilização, será realizada a segunda limpeza subaquática no Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado, na manhã do dia 26 de outubro, entre as 9h e as 13h. O ponto de encontro será na zona ribeirinha de Ferragudo e a iniciativa tem como objetivos promover a preservação e proteção deste ecossistema marinho único, assim como sensibilizar a população para a importância das áreas marinhas protegidas.

A ação contará com a participação de cerca de 30 mergulhadores voluntários, equipas de apoio em terra e pelo menos uma embarcação de pesca, num trabalho conjunto de recolha de resíduos subaquáticos e conscientização ambiental. O evento conta com a colaboração e apoio do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, CCMAR – Centro de Ciências do Mar do Algarve, Fundação Oceano Azul, AMN – Autoridade Marítima Nacional, ISN – Instituto de Socorros a Náufragos e do PortiSub – Clube Subaquático de Portimão, que estarão presentes para enquadrar a atividade e partilhar com os participantes a sua experiência e conhecimento sobre conservação marinha.

Trata-se de uma oportunidade única para todos os interessados em contribuir de forma ativa para a proteção do ambiente marinho, aprender sobre ecossistemas costeiros e participar num voluntariado de impacto direto na conservação dos oceanos.