O último trimestre do ano iniciou com a comemoração do Dia Mundial da Música e alarga a sua oferta cultural a outras disciplinas artísticas, com propostas em diferentes áreas que vão do teatro à ópera e ao stand up comedy. Em outubro, o Teatro das Figuras recebe ainda duas estreias nacionais, com os espetáculos «O Meu Super Herói» e «A Farsa de Inês Pereira (a Grã)».

Carlos Coutinho Vilhena apresenta o espetáculo «Snob», durante o qual vai explorar o prazer de julgar os outros e a arte de mentir e manipular. Partindo da máxima “mentir é bom e julgar é ainda melhor”, Carlos Coutinho Vilhena apresenta-se em Faro, no dia 10 de outubro, pelas 21h30.

O ciclo de Concertos Promenade propõe duas sessões para os meses de outono, sendo que a primeira terá lugar no dia 12 de outubro, pelas 12h. A pensar nos mais pequenos, a Orquestra do Algarve apresenta-se num formato mais leve e divertido, convidando o público de palmo e meio a descobrir alguns tesouros musicais do universo francês. O maestro Fernando Marinho irá dirigir a Orquestra no concerto «Vive la France!».

A estreia da nova peça de Elmano Sancho, «O Meu Super Herói», acontece no dia 16 de outubro, pelas 21h30. O ator luso-francês e a poeta palestiniana Shahd Wadi encontram-se pela primeira vez num espetáculo intimista que “cruza teatro e poesia, história pessoal e memória coletiva, e o português surge como a língua do exílio e, talvez, do reencontro”.

A 9.ª edição do ciclo Esta Noite Grita-se volta à Biblioteca Municipal de Faro para três serões dedicados à leitura encenada. Este ciclo arranca com a leitura do texto «O Senhor Biedermann e os Incendiários», de Max Frisch, uma mordaz caricatura dos valores instalados na sociedade burguesa. Acontece no dia 23 de outubro, às 21h.

A ópera «Adilson», de Dino d’Santiago, sobe ao palco do Teatro das Figuras, para as únicas apresentações no sul do país. Com cinco atos e libreto de Rui Catalão, esta obra encomendada pela BoCA – Biennial of Contemporary Arts descreve a jornada de um homem afrodescendente, nascido em Angola, filho de pais cabo-verdianos, que vive há mais de 40 anos em Portugal — sem nunca ter obtido cidadania portuguesa. Este espetáculo terá duas apresentações nos dias 24 e 25 de outubro, às 21h30.

Outubro encerra com mais uma estreia nacional, desta vez pelo grupo de teatro farense te-Atrito, que apresenta «A Farsa de Inês Pereira (a Grã)», uma peça de teatro inspirada no texto de Gil Vicente. Esta peça centra a sua história na figura de Inês Pereira, que “assume escolher o seu futuro” e que “fará, porventura, desta farsa, escrita e representada há mais de 500 anos, uma das primeiras críticas ao papel da mulher perante o casamento”. A estreia terá lugar no dia 30 de outubro, às 21h30, no Teatro das Figuras.