A Estrutura Residencial e Centro de Dia Alzheimer e outras Demências da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim é finalista na categoria «Portugal + Social», dos Prémios dos Fundos Europeus, encontrando-se agora em votação até ao dia 17 de outubro. Este é o único projeto algarvio selecionado e em votação nesta categoria, cujo vencedor será revelado no próximo dia 18 de outubro, numa cerimónia que vai decorrer no Convento de São Francisco, em Coimbra, inserida na segunda edição da Mostra dos Fundos Europeus.

Terá lugar uma sessão pública de apresentação dos projetos finalistas, aberta à comunidade, onde o júri de cada categoria irá decidir quem será o grande vencedor, seguindo-se a entrega dos prémios. Ao todo são 25 projetos que representam a excelência em termos de inovação, transformação social e sustentabilidade, depois de terem sido avaliadas 282 candidaturas, que confirmam assim o impacto e o papel dos fundos europeus no desenvolvimento e futuro do país.

Os Prémios dos Fundos Europeus são promovidos pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão, no âmbito da Rede de Comunicação do Portugal 2030, com o objetivo de fomentar a divulgação do impacto de projetos apoiados por fundos europeus no desenvolvimento social, económico e ambiental nos territórios onde são implementados. O Município de Castro Marim foi um parceiro ativo da Santa Casa da Misericórdia, em articulação com a própria entidade financiadora, e juntos, partilhando responsabilidades e compromissos, conseguiu-se implementar aquilo que hoje é um projeto de referência. É também uma lição para a importância das parcerias público-privadas e a necessidade de as entidades fiscalizadoras olharem para estas parcerias como instrumentos positivos e, muitas vezes, a única forma da sua concretização.