A Eurocidade do Guadiana estará novamente presente na Feira do Vinho e do Mar – VIMAR 2025, no centro de Huelva, nos dias 28 e 29 de outubro, para promover os principais valores do território transfronteiriço situado na foz do Rio Guadiana, designadamente, nos concelhos de Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António. A entidade transfronteiriça terá um stand no recinto da feira, que contará com agentes de informação turística dos três concelhos. O stand não só apresentará a oferta individual de cada cidade, como também oferecerá a oportunidade de desfrutar dos diferentes percursos temáticos do «Território Museu» que ligam o território e atravessam os três concelhos.

«Território Museu» é um espaço museológico com mais de 500 quilómetros quadrados onde podemos encontrar percursos com castelos e fortalezas, património religioso, percursos etnográficos, percursos pedestres e cicláveis, e espaços para observação de aves. Esta iniciativa transforma o território transfronteiriço num destino turístico consolidado e partilhado, promovendo o fluxo de visitantes entre municípios e destacando a sua identidade e os recursos partilhados ao longo de séculos de intercâmbios na fronteira mais antiga da Europa. O «Território Museu» leva também a identidade partilhada da fronteira para o VIMAR 2025 em termos culinários, com dois destacados chefs de ambas margens do Guadiana (Jossara Martins, de Muxama – Monte Gordo, e Joaquín Nacimiento, de Meraki, em Ayamonte), que realizarão em conjunto um showcooking na qual prepararão arroz de socarrat com caranguejo azul.


Joaquín Nacimiento formou-se inicialmente na Escola de Hotelaria de Islantilla e no prestigiado Centro Basque Culinari, onde se especializou em alta gastronomia. Depois, trabalhou no Calima com Dani García e no restaurante Nerua com Josean Alija. Fora de Espanha, trabalhou também no restaurante Ibérica, em Londres, com Nacho Manzano, assim como num restaurante de um hotel de cinco estrelas na Noruega. Em Ayamonte, abriu o Meraki, que se tornou uma referência gastronómica na região.

Jossara Martins cresceu num ambiente doméstico profundamente influenciado pela gastronomia algarvia e africana. Posteriormente, formou-se na Escola de Hotelaria de Vila Real de Santo António e iniciou a sua carreira profissional em Lisboa (Restaurante Assinatura), tendo passado depois por estabelecimentos como o Il Gallo D'oro, no Funchal, As Asterdam, Chapitô e Vistas, entre outros. Exerceu ainda funções de chef em estabelecimentos como a Companhia das Culturas e o Guarita Terrace. Em 2018, abriu o seu restaurante, o Jossy's The American Burger, e mais tarde o 3 Marías. Atualmente, é chef no Muxama e trabalha como formadora na Escola de Hotelaria de Vila Real de Santo António.