A Eurocidade do Guadiana participou, através da sua Vice-Presidente Filomena Sintra, no Encontro Internacional de Bacias Hidrográficas Transfronteiriças pela Paz, realizado na tríplice fronteira entre Barra do Quaraí, Brasil; Monte Caseros, Argentina; e Bella Unión, Uruguai. A iniciativa foi promovida pelo Comité para o Desenvolvimento da Bacia Hidrográfica do Uruguai (CCRU) e pela Rede Euro-Latino-Americana para a Governação das Bacias Hidrográficas Transfronteiriças, composta por bacias hidrográficas latino-americanas e europeias.

Sob o lema «Sem paz não há cooperação nem desenvolvimento transfronteiriço possível», o evento reuniu especialistas, autoridades, académicos, organizações multilaterais e representantes da sociedade civil de bacias hidrográficas partilhadas da América Latina e da Europa. O evento realizou-se na Sala de Relações Públicas da Delegação Uruguaia da Comissão Técnica Conjunta de Salto Grande e foi coorganizado pelo Ministério dos Transportes e Obras Públicas e Ministério do Ambiente do Uruguai.

Os representantes das várias entidades presentes assinaram a Declaração de Salto Grande, destacando projetos de cooperação na Europa e na América Latina e propondo que as ações estruturais efetuadas nestes territórios sejam concertadas com os governos locais e regionais e com a sociedade civil. A agenda de atividades incluiu conferências, mesas redondas e sessões plenárias extraordinárias abordando temas-chave: as vias navegáveis e as bacias transfronteiriças como motores do desenvolvimento regional; património da biosfera e das bacias como instrumentos de paz; experiências europeias e latino-americanas na gestão dos recursos hídricos partilhados; e uma aliança de atores institucionais, sociedade civil e sector privado na integração transfronteiriça.

A reunião contou com a presença de Sergio Abreu, Secretário-Geral da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI); María Rosa Cárdenas, representante do Programa Homem e Biosfera da UNESCO; e Martín Guillermo, Secretário-Geral da Associação das Regiões Fronteiriças Europeias; bem como especialistas, autoridades, académicos e representantes da sociedade civil de bacias hidrográficas da América Latina e da Europa.