Foram 27 os expositores presentes nesta primeira edição da FEEL – Feira de Educação e Escolhas de Lagos. Instituições de ensino superior, escolas de formação profissional, formação artística, formação científica, formação militar, segurança pública, polícia municipal e proteção civil, assim como formação na área do empreendedorismo e das atividades ligadas ao mar, compuseram o leque da oferta disponibilizada, na região e fora dela, para os alunos que acabam o ensino básico e para os que irão concluir o ensino secundário.
O certame decorreu, nos dias 17 e 18 de outubro, no Pavilhão Desportivo Municipal de Lagos, com um preenchido programa de workshops, especialmente pensado nas necessidades de orientação vocacional e profissional dos jovens que estão prestes a ter de tomar decisões sobre os passos que irão determinar o seu futuro percurso formativo e a entrada no mercado de trabalho. A sessão de abertura contou com as presenças de Hugo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Lagos, que organiza o evento, Joaquina Matos, presidente da Assembleia Municipal de Lagos, e dos representantes dos dois agrupamentos escolares de Lagos, Paula Couto (diretora do AE Gil Eanes) e Nelson Alegre (subdiretor do AE Júlio Dantas), parceiros fundamentais na organização da iniciativa e na mobilização dos jovens.
Transversal aos vários discursos proferidos foi a mensagem quanto à necessidade de se criarem oportunidades, como esta Feira e outras iniciativas, que permitam estimular os interesses dos jovens, abrir-lhes portas e mostrar-lhes os vários caminhos possíveis, quer dentro do ensino oficial, quer na comunidade, para que as suas escolhas sejam conscientes e informadas. O programa incluiu sessões dinamizadas por entidades como o IEFP, o Banco de Portugal, a Ordem dos Contabilistas Certificados, o IPDJ e oradores convidados como Diogo Teixeira e Rafael Vieira (do Podcast Universitário), Hugo Morais (Mental Coach) e Sérgio Silvestre (Psicólogo do IEFP).
