A Feira de Santa Iria, o mais antigo e emblemático certame do concelho de Faro, regressou, de 16 a 26 de outubro, ao Largo de São Francisco. Mantendo uma tradição que atravessa gerações, o evento conjuga diversão, comércio, música, artesanato e gastronomia oferecendo aos visitantes 11 dias de festa e convívio popular.
Nesta edição, a feira reforçou a sua componente de segurança, fruto da integração do efetivo do Corpo de Polícia Municipal no dispositivo operacional, com quatro agentes de autoridade em permanência. Também a Polícia de Segurança Pública esteve muito presente no recinto, assegurando o policiamento preventivo com seis agentes de autoridade. Em articulação com este efetivo e com a equipa de fiscalização da Ambifaro E.M., foi ainda contratada uma equipa de segurança privada cujo objetivo era garantir a tranquilidade e o bem-estar a todos os operadores e visitantes dos espaços circunscritos.
Em termos de oferta, o destaque deste ano foi para a presença de novos divertimentos, entre os quais um salão de jogos, que animou públicos de várias idades, e de um operador especializado na venda de encomendas não reclamadas, uma proposta curiosa que se estreou este ano e que tem feito sucesso pelos certames populares um pouco por todo o País. Para além disto, a Feira contou com o habitual pavilhão das entidades oficiais, onde associações e outras coletividades puderam mostrar o seu trabalho. A oferta completou-se com variada e suculenta gastronomia, bares, gelados, as habituais farturas, carrosséis e muitas, muitas mais atrações.
Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina
Veja a reportagem completa em:
