Hélder Martins viu o seu percurso profissional ser reconhecido com uma Medalha de Mérito Turístico 2025, durante a Cimeira do Turismo Português realizada esta segunda-feira, dia 29 de setembro, em Tróia.

Atribuída pelo governo português, mediante proposta da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), a distinção pretendeu enaltecer a visão estratégica e a capacidade de intervenção que Hélder Martins sempre demonstrou em todas as funções que já assumiu. “Esta medalha representa o reconhecimento de uma carreira profissional marcadamente em prol do turismo e da região. Mas esta não é uma Medalha só minha, quero partilhá-la com as pessoas que constituem a equipa da AHETA, embora em número reduzido, mas com grande eficácia. Partilho-a, ainda, com os corpos sociais e associados da AHETA e com o setor do turismo. Este é um reconhecimento do trabalho desenvolvido na região e um incentivo para continuarmos a trabalhar em conjunto pela melhoria do destino Algarve”, declarou Hélder Martins.

Licenciado em Gestão Turística, Hélder Martins teve, desde cedo, uma forte ligação ao associativismo, algo que se mantém até hoje. Desde novembro de 2024, cumpre o seu segundo mandato enquanto presidente da direção da AHETA. Antes, já havia ocupado o cargo de presidente noutras entidades representativas do setor, entre elas a Região de Turismo do Algarve e a Associação Nacional das Regiões de Turismo.

O início da sua carreira profissional ficou marcado por diversas funções nas áreas da rent-a-car, agências de viagens e restauração. Também teve a oportunidade de trabalhar no Governo Civil de Faro com Joaquim Cabrita Neto, uma das mais notáveis personalidades políticas e turísticas. Hélder Martins reúne igualmente experiência autárquica. Além de ter sido vice-presidente da Câmara Municipal de Loulé, foi presidente da Junta de Freguesia de Querença. 

Enquanto empresário, Hélder Martins destacou-se em dois projetos inovadores de dinamização do interior algarvio, nomeadamente o Restaurante Quinta do Olival, em Querença, e o Hotel Rural Quinta do Marco, no concelho de Tavira. No setor privado, assumiu, ainda, as funções de administrador do Grupo CS e diretor do projeto da Quinta da Ombria.