Conforme já vem sendo habitual, Portimão abre o Festival de Órgão do Algarve, organizado pela Associação Cultural Música XXI e cuja 18.ª edição se inicia a 31 de outubro. Assim sendo, às 21h, o organista Afonso Torres e a jovem trompetista Joana Fernandes serão protagonistas na interpretação de obras de Sweelinck, Telemann, Buxtehude, Stanley, Kerll, Cabezón, Böhm, Bach e Purcell, destacando as características do órgão de tubos instalado em 1886 na Igreja Matriz de Portimão por Henry Fincham, e que foi alvo de duas intervenções de restauro, a mais recente em 2018.
Antecedendo o concerto de abertura, na manhã de dia 31 de outubro, a partir das 10h, Afonso Torres apresentará uma masterclasse de baixo contínuo para professores e alunos, estudiosos do património e outros interessados, que poderão inscrever-se ou solicitar informações complementares pelos seguintes contactos: 282 426 290 / 966 642 279 / geral@amportimao.pt.
A 7 de novembro, também às 21h, a Igreja Matriz de Portimão recebe um concerto de música de câmara pelo duo «Quatro Ventos», com António Esteireiro no órgão e Gonçalo Pescada no acordeão, bandoneón e accordina. No programa constam obras inesquecíveis de Boëllmann, Franck, Muschel, Piazzolla e Vivaldi. Durante o mês de novembro, o Festival de Órgão do Algarve também percorrerá os concelhos de Faro, Loulé, Tavira, Lagoa e Lagos, num total de 15 concertos, 2 masterclasses, 1 visita itinerante aos órgãos, 1 concerto pedagógico e 1 concurso de fotografia.
